Seminário de educação infantil debate em Teresina prioridades e avanços na primeira infância

Fotos: Ascom/Seduc –

Evento promovido pela Undime-PI contou com palestra e debate sobre diretrizes nacionais e políticas integradas para a infância
Teresina foi palco, nessa quinta-feira (24), do Seminário de Educação Infantil da Undime Piauí, que reuniu gestores, educadores, especialistas e autoridades públicas com o objetivo de promover o fortalecimento da Política da Primeira Infância no Piauí. O evento ocorreu com apoio da Secretaria da Educação (Seduc), do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Pacto pelas Crianças do Piauí, coordenado pela primeira-dama Isabel Fonteles.

A programação contou com momentos de troca de conhecimento e emoção, com destaque para a palestra da especialista Regina Shudo, que emocionou os presentes ao abordar a importância do protagonismo da criança na construção de práticas pedagógicas mais humanizadas e integradoras.

A abertura do seminário foi marcada por uma mesa de debate sobre a agenda prioritária da educação infantil no Piauí, com a participação da coordenadora do Pacto pelas Crianças e primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles; do secretário da Educação, Washington Bandeira; e do auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo.

Durante o debate, Isabel Fonteles reforçou a necessidade de articulação entre os diversos entes federativos e instituições de controle para garantir os direitos das crianças de 0 a 5 anos. “Estamos falando de um compromisso coletivo com o futuro. A primeira infância é o momento mais importante da vida e precisa ser tratada com prioridade absoluta. O Pacto pelas Crianças existe para fortalecer esse compromisso, conectando educação, saúde e assistência social em políticas públicas integradas, com foco na equidade e na qualidade”, destacou a coordenadora.

O seminário foi também uma oportunidade para discutir os impactos e desafios da resolução CNE/CEB nº 1/2024, que estabelece as Diretrizes Operacionais Nacionais de Qualidade e Equidade para a Educação Infantil. O novo marco exige ações coordenadas da União, estados, municípios e o Distrito Federal para assegurar uma gestão educacional eficiente, ambientes adequados de aprendizado, infraestrutura de qualidade e práticas pedagógicas alinhadas ao desenvolvimento integral da criança.

O evento reforça o compromisso do Piauí com uma educação infantil que valorize as especificidades da infância, respeitando os tempos e espaços próprios de cada criança, promovendo experiências significativas e construindo, desde os primeiros anos, uma base sólida para o futuro.