Fotos: Ascom/Sempi –
A iniciativa está presente nos 12 territórios do Piauí, e tem o objetivo não apenas informar, mas também encorajar as mulheres a reconhecerem e denunciarem situações de violência
A campanha ‘Só se eu quiser… #Não é Não’ está presente nos 12 territórios do Piauí e tem o objetivo não apenas de informar, mas também encorajar as mulheres a reconhecerem e denunciarem situações de violência. A Secretaria das Mulheres ressalta que durante o Carnaval é essencial que todos estejam atentos e dispostos a agir contra qualquer forma de assédio.
A luta contra a importunação sexual e o feminicídio é coletiva, considerando os homens como peças fundamentais. O paraense José Costa, que encontrava-se na rodoviária, relatou sobre os ensinamentos aprendidos na infância e destacou que a educação é a base do respeito. “A campanha é muito colaborativa para mulheres e homens. É uma iniciativa para conscientizar que ao dizer não, é preciso parar”.
Os funcionários do Terminal Rodoviário contribuíram com a campanha por meio da ampliação da divulgação e dos esclarecimentos aprendidos ao longo dos dias de ações, como Alexandra dos Santos, que afirmou ser importante o compartilhamento de informações no processo do enfrentamento à violência de gênero.
“Atualmente vivemos em um mundo com muitas agressões, tanto físicas como verbais. E é muito importante a campanha para nos sentirmos mais protegidas”. Ela ainda completou dizendo que é preciso manifestar-se e buscar os canais de ajuda sempre que necessário.
Ao longo do período carnavalesco, a Casa da Mulher Brasileira de Teresina, localizada na Av. Roraima, 2563 – Aeroporto (64007-150), estará com funcionamento 24h por dia. Assim como o protocolo ‘Ei, mermã, não se cale’, que pode ser acionado via WhatsApp, por meio do número 0800 000 1673.