Teresina apresenta o maior crescimento do Nordeste na tomada de microcrédito para o período de São João

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A demanda por crédito para investir no próprio negócio em maio, pensando no aquecimento dos negócios na Região puxada pelo São João, apresentou uma alta de R$ 3,2 milhões em Teresina em relação ao mesmo período de 2024. Segundo os dados do Prospera Santander Microfinanças, o programa de microcrédito do Banco, a cidade foi a que registrou uma maior elevação no Nordeste.

No geral, na Região, três setores repetem o desempenho de 2024 e aparecem como os principais. Somando os números dos dez maiores tomadores de crédito, o setor de costura e vestuário representa 25,3% deste total, enquanto os cosméticos possuem 13,2% e os restaurantes, 10,6%. As mulheres são as que mais procuram essa modalidade de crédito, alcançando, em média, 66% do total dos clientes na região.

Além de ser uma linha mais barata e de fácil acesso, que ajuda os empreendedores na compra de mercadorias, matéria-prima e, até mesmo, investir na estrutura ou expansão do próprio negócio, os empreendedores contam com atendimento de especialistas para dar um suporte na gestão empresarial e identificação de oportunidades.

“O Prospera tem como um de seus principais papéis ser um agente transformador com impacto nas comunidades pelo Brasil. Ajudar a contribuição o empreendedorismo é a nossa vocação. No período das festas do São João, temos a oportunidade de apoiar e fortalecer ainda mais o vínculo com os nossos clientes disponibilizando uma oferta de valor financeiro completa que vai além do microcrédito”, afirma Fernando da Hora, CEO do Santander Prospera Microfinanças. 

PRÓSPERA

O Prospera Santander Microfinanças, direcionado a microempreendedores, chegou a R$ 3,3 bilhões em janeiro de 2025 (crescimento de 9% frente ao mesmo período de 2024) em carteira em todo o país. O projeto, com aproximadamente 1,4 mil especialistas dedicados ao empreendedor em todo o Brasil, faz parte da estratégia do Banco de interiorização e geração de oportunidades com foco principal nas regiões Nordeste e Norte. Atualmente, são 1,15 milhão de clientes ativos, crescimento de 3% frente ao mesmo período do ano passado.

O programa de microcrédito do Banco já atendeu mais de 2,9 milhões de empreendedores em 1.755 municípios do Brasil, desde o lançamento, em 2002. Projetado no modelo de aval solidário – no qual os tomadores de recursos são reunidos em pequenos grupos que se tornam responsáveis ​​pela adimplência de cada um.