Foto: Reprodução –
A proposta agora deverá ser analisada pela Strans, que poderá encaminhar um estudo técnico para avaliar a viabilidade da ampliação das linhas e a demanda de usuários
Eduardo Draga Alana (PSD), apresentou uma indicação à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) solicitando a ampliação das linhas de ônibus do sistema de transporte público da capital. O objetivo da proposta é, além de garantir que os bairros não assistidos usufruam do serviço, que as linhas passem pelos dois campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), localizados nas zonas Norte e Sudeste da cidade.
A justificativa é de que a Uespi atende um grande número de estudantes, docentes e funcionários que dependem do transporte público para se deslocar até a instituição. Atualmente, muitos enfrentam dificuldades devido à ausência de itinerários diretos e frequentes para os campi, o que prejudica a pontualidade, a segurança e a acessibilidade dos usuários.
O Campus Torquato Neto está localizado no bairro Pirajá, na zona Norte da cidade, enquanto o Campus Clóvis Moura situa-se no bairro Dirceu, na zona Sudeste. A ampliação das linhas de ônibus busca melhorar a acessibilidade para os estudantes dessas regiões, que muitas vezes precisam realizar múltiplas integrações para chegar ao destino.
“É essencial que o transporte público atenda de maneira eficiente a comunidade acadêmica da Uespi. Muitos estudantes enfrentam dificuldades para chegar às aulas devido à escassez de linhas que contemplem os campi Torquato Neto e Clóvis Moura. Isso impacta diretamente na qualidade do ensino e na rotina dos universitários”, afirmou Eduardo Draga Alana.
A proposta agora deverá ser analisada pela Strans, que poderá encaminhar um estudo técnico para avaliar a viabilidade da ampliação das linhas e a demanda de usuários.