Termina nesta sexta prazo para partidos realizarem convenções

São Paulo – Nesta sexta-feira (5) se encerra o prazo para que partidos políticos e federações partidárias realizem convenções e escolham candidatos para disputar as eleições em outubro. O pedido para o registro das candidaturas pode ser feito até 15 de agosto. Em 2022 são 34 as siglas registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). São 156.454.011 os eleitores aptos a votar.

Estão formalizadas em convenções partidárias, até a manhã de hoje, as candidaturas à presidência de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila (Novo), Pablo Marçal (Pros), Léo Péricles (UP), Sofia Manzano (PCB), José Maria Eymael (DC), Vera Lúcia (PSTU), Roberto Jefferson (PTB) e Jair Bolsonaro (PL). A convenção prevista para formalizar a candidatura da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) será realizada nesta sexta-feira (5).

Na quinta-feira (4), o deputado federal e agora ex-presidenciável André Janones (Avante) anunciou sua para apoiar o ex-presidente Lula já no primeiro turno. “A candidatura presidencial de André Janones, a partir deste momento, está unificada e passa a ser representada pela candidatura do presidente Lula”, disse Janones em live transmitida pelas redes sociais.

Já o apoio do Pros ao petista ficou sem efeito após reviravolta judicial. Na noite de quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) mudou decisão anterior e do partido a Marcus Holanda, tirando-a de . Com isso, Pablo Marçal volta a ser o candidato da legenda. Porém, devido à disputa nos tribunais, sua candidatura ainda é incerta.

Até às 9:58 da manhã desta sexta, apenas quatro candidatos à Presidência haviam registrado suas candidaturas no TSE: Felipe D´Avila (Novo); Léo Péricles (Unidade Popular-UP); Pablo Marçal (Partido Republicano da Ordem Social-Pros) e Sofia Manzano (Partido Comunista Brasileiro-PCB).

Até o momento, há no TSE 32 pedidos de registro de candidatos a governadores, 25 para o Senado, 1.976 para deputado federal e 2.612 para deputado estadual.

Apesar de as campanhas já estarem nas ruas, os candidatos começam oficialmente as campanhas eleitorais no dia 16 de agosto. As propagandas eleitorais em rádio e televisão têm início marcado para 26 de agosto.

Um pool entre as emissoras CNN e SBT, além do jornal O Estado de S. Paulo, revista Veja, portal Terra e rádio NovaBrasilFM deve realizar um debate entre os candidatos à Presidência da República no dia 24 de setembro. 

Fonte: www.redebrasilatual.com.br/politica/2022/08/termina-nesta-sexta-o-prazo-para-partidos-realizarem-convencoes-pais-tem-34-legendas