10 destinos românticos no Brasil e no mundo para curtir a dois

No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho. Mas a verdade é que ela é apenas mais uma ocasião para a vida a dois ser celebrada.

De janeiro a janeiro, os casais viajantes buscam destinos perfeitos para curtirem juntos, seja em território nacional – com nossas praias paradisíacas e cidades históricas – seja fora do país, aproveitando tudo o que outras culturas têm para oferecer.

De trilhas a cachoeiras, passando por passeios de barco, visitas a museus e pontos turísticos mundiais icônicos, há opções para todos os estilos de casal: dos que gostam dos clichês apaixonantes aos mais descolados e aventureiros!

 

Confira 10 destinos pelo mundo para curtir com seu par:

Paris reúne atrações para todos os tipos de casal. Capital francesa é o grande símbolo mundial quando o assunto é romantismo / Pexels

E não há outra forma de começar nossa lista sem ser com um dos maiores clichês universais. Paris é conhecida mundialmente como uma das cidades mais românticas do planeta. Não há um motivo único para que ela carregue este título. Palco de pedidos de casamento e muitas histórias de amor retratadas em filmes, livros e séries, a capital francesa tem uma atmosfera única composta por seus charmosos cafés, bistrôs a luz de velas, sua encantadora arquitetura e pontos turísticos memoráveis que ajudam a compor cenários perfeitos para serem curtidos a dois.

Seja fazendo um piquenique em frente à Torre Eiffel, visitando seus emblemáticos museus e igrejas ou saboreando suas delícias típicas, estar na Cidade Luz por si só já é um programa único e cabe muito bem na frase: “só quem já foi entende”.

A cidade receberá os Jogos Olímpicos no próximo mês, para os casais apaixonados por esportes, uma ótima opção para unir o útil ao agradável.

Positano Itália
Positano, no sul da Itália, é uma das cidades mais românticas e charmosas da Costa Amalfitana / Pexels

Localizada na Costa Amalfitana, no sul da Itália, Positano é uma pequena vila que tem um charme único. Incrustada na montanha, ela é recheada de subidas e descidas em uma espécie de labirinto composto por ruas estreitas, mas repletas de lojinhas, restaurantes com mesas externas e vistas maravilhosas para o mar mediterrâneo. Os hotéis são uma experiência à parte. Instalados nas típicas coloridas construções da cidade, tornam-se parte integrante da encantadora paisagem. É o destino perfeito para os casais que curtem praia, passeios de barco, tranquilidade e romantismo.

Partindo de Nápoles, Positano é a primeira cidade da Costa e fica a cerca de 20 minutos de carro da Península Sorrentina. Está muito próxima de cidades como Amalfi, Sorrento e Ravello, além da famosa ilha de Capri que dispensa apresentações. Vale destacar que toda Costa Amalfitana é considerada Património Mundial da UNESCO.

Veneza
Canais e gôndolas são grandes símbolos de Veneza, mas a cidade italiana vai muito além e reúne diversas opções de passeios aos apaixonados / Pexels

Diversas cidades da Itália poderiam estar presentes nesta lista. Todas as regiões do país abrigam destinos perfeitos para serem curtidos a dois, mas esse específico sempre precisa ser lembrado quando o assunto é romantismo.

Veneza não só chama atenção por seus canais, gôndolas, igrejas, palácios e arquitetura, mas também pelo simples fato de ser o charme em forma de cidade. Seu encanto está justamente em se perder sem pressa pelas ruelas, andar sem rumo encontrando becos sem saída terminando em canais encantadores ou apenas sentar para degustar um vinho branco ou um Spritz (bebida feita com Aperol, rodela de laranja e prosecco, típica da região) em qualquer estabelecimento que encontrar. Veja programas imperdíveis para fazer na cidade neste link.

Com vilas e resorts luxuosos que servem de refúgios paradisíacos, a ilha de Santorini, na Grécia, respira romance. Cenário de casamentos luxuosos e palco constante de sessões de fotos, é dona de um dos pores do sol mais famosos do planeta.  A vila de cúpula azul e branca de Oia fica lotada quando a hora dourada se aproxima.

Ela é conhecida por sua impressionante caldeira em forma de meia-lua, metade da qual está submersa – tornando-a a única caldeira submersa do mundo. Ela foi criada por uma das maiores erupções conhecidas há cerca de 3.600 anos.

As íngremes falésias vulcânicas da ilha, situadas a cerca de 300 metros acima do nível do mar, criam uma impressionante obra de arte geológica, com casas caiadas de branco equilibradas nas beiradas.

Restaurantes, beach clubs e lojinhas são encontradas por toda a ilha. Para se locomover e deixar (ainda) mais agradável sua estadia, alugue um quadriciclo e se aventure por suas ruas, que dão vistas incríveis a cada ponto que de parada.

Seychelles
Seychelles com suas águas em tons de azul é um convite ao romantismo / Daniela Filomeno

No Oceano Índico, um conjunto de 115 ilhas passou a chamar a atenção de turistas que gostam de destinos paradisíacos. As Ilhas Seychelles, parte do continente africano, são um arquipélago de clima quente, com temperaturas médias entre 24ºC e 32ºC o ano todo. Esse paraíso que abriga patrimônios mundiais da UNESCO – o atol de corais Aldabra e o Vallée de Mai – foi, inclusive, o local escolhido para a lua de mel de um dos filhos do rei da Inglaterra. E para brasileiros que desejam conhecer algum canto de lá, não há necessidade de visto.

A ilha de Mahé é a principal e maior das ilhas e é nela que está a capital Victoria. O aeroporto internacional que conta com a melhor infraestrutura das Ilhas Seychelles também está por lá, além da maior concentração de hotéis e serviços.

Com ares europeus, Buenos Aires é opção para os casais que valorizam gastronomia, cultura e badalação em seus roteiros / Unsplash

Buenos Aires atrai brasileiros não só pela proximidade, mas principalmente por sua cultura vibrante e gastronomia ímpar. Cidade de ares europeus, é ideal para os casais que têm poucos dias na agenda, mas querem sair do país para conhecer uma nova cultura. Recheada de parques, museus, estabelecimentos premiados, secretos ou descolados, ela é uma cidade no estilo de São Paulo: sempre tem algo novo para conhecer! 

Além de fácil acesso, com voos diretos das principais cidades brasileiras, a capital argentina nos atrai pelos seus preços, em que é possível comer e beber bem, se hospedar em áreas centrais e realizar passeios a preços mais em conta do que no Brasil, por exemplo. Famosos shows de tango, bons vinhos, lugares descolados para apreciar drinques, excelentes cortes de carne, e empanadas inesquecíveis fazem parte “do pacote”.

Na 6ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia, a cidade ganhou não somente um, mas dois episódios lotados de dicas.

  • São Miguel dos Milagres – AL (Brasil)

São miguel 21
São Miguel dos Milagres, em Alagoas, é um destino perfeito para os casais que curtem tranquilidade e exclusividade no Brasil / Arquivo Agência Tamo Junto

Chegando ao Brasil, São Miguel dos Milagres está a cerca de duas horas de Maceió, em Alagoas, na região nordeste do país. O destino oferece ar de exclusividade, paz e tranquilidade em todas as épocas do ano – até nas mais disputadas. A longa extensão de suas praias faz com que você possa caminhar por muitos quilômetros sem encontrar absolutamente ninguém – mesmo que a cidade esteja cheia.

Suas águas cristalinas, piscinas naturais, barreiras de corais e os marcantes coqueiros cercam toda sua rota. Os passeios oferecidos são justamente para explorar as belezas do local, seja em cima de uma bicicleta ou das tradicionais jangadas.

Opções de hospedagem e charmosos restaurantes, principalmente dentro das pousadas, não faltam. Os diferentes hotéis boutiques e suas acomodações certamente agradarão aqueles que buscam um período de tranquilidade a dois. Confira um miniguia prático do local neste link.

  • Monte Verde – MG (Brasil)

Monte-Verde---centrinho
Monte Verde, em Minas Gerais, reúne diferentes tipos de restaurantes para os turistas. Apesar de conhecida pelas baixas temperaturas, tem programação durante o ano inteiro / Divulgação

Pequeno distrito de Camanducaia, no extremo sul de Minas Gerais, Monte Verde é famosa pelo clima ameno e tranquilo, natureza abundante e as gostosas atividades ao ar livre.

Romântica, ela reúne experiências para todos os perfis de casais: dos aventureiros e agitados aos mais tranquilos, que dedicam o tempo da viagem para de comer e beber bem. Trilhas, cachoeiras, esportes radicais, visitas a cervejarias são algumas das atividades disponíveis. No inverno, o plano perfeito para os mais tranquilos é: acender a lareira, abrir um bom vinho e comer um fondue no quarto de um dos charmosos hotéis da cidade.

O site oficial Visite Monte Verde reserva boas sugestões para quem não conhece o destino. Além disso, a CNN Viagem & Gastronomia fez uma série de matérias da cidade, com dicas de restaurantes, atrações e hotéis.

  • Fernando de Noronha – PE (Brasil)

Morro dois irmãos - Fernando de Noronha
Morro dos Dois Irmãos, em Fernando de Noronha, fazem parte da paisagem exuberante do destino / Pexels

Patrimônio Mundial Natural da Humanidade, Fernando de Noronha, em Pernambuco, é um arquipélago que une aventura, calmaria, natureza exuberante, belas (e premiadas) praias e um pôr do sol admirável. Um dos destinos brasileiros mais desejados é formado por 21 ilhas e ilhotas que formam 26 quilômetros quadrados ao todo.

Somente na ilha principal são 17 quilômetros quadrados, única porção de terra habitada. Suas praias e águas em tom azul-turquesa, formações rochosa e vida marinha preservada reúnem atrativos que agradam a todos os gostos, principalmente aqueles amam um contato direto com a natureza. Em 2023, a Baía do Sancho foi eleita a melhor praia do mundo. Pousadas charmosas, restaurantes deliciosos e passeios que contemplam toda a natureza exuberante em volta prometem uma viagem inesquecível ao casal.

paraty-casa-turquesa
A charmosa Paraty reúne tudo o que uma boa viagem precisa: história, passeios diversos e excelente gastronomia / Adobe stock

Localizada no litoral fluminense, a charmosa Paraty atrai olhares de turistas do mundo inteiro. Seu conjunto arquitetônico de estilo colonial, com suas casinhas brancas de janelas coloridas e casarões tão próprios, carregam inúmeras referências e simbologias – muitas vezes até misteriosas, desvendadas pelos guias turísticos da região em passeios disponíveis pela cidade.

Não à toa, ganhou o título de Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade pela Unesco em 2019. Cachoeiras, alambiques, passeios de barco ou apenas apreciar a excelente gastronomia da cidade em restaurantes espalhados pelas vielas de pedra já é um programa inesquecível. Há muitas pousadas disponíveis que deixam sua experiência ainda mais incrível.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/10-destinos-romanticos-no-brasil-e-no-mundo-para-curtir-a-dois/