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O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) emitiu um comunicado em que demonstra preocupação com as questões técnicas que acabaram cancelando os dois primeiros voos da Azul na nova rota entre Recife e Madri, operados pela euroAtlantic, nesta semana.
“Essas ocorrências levantam questionamentos importantes sobre a segurança e a confiabilidade dessa operação, especialmente considerando o acordo de wet leasing firmado entre a Azul e a operador europeu. Com a justificativa de manter a integridade de sua malha aérea durante a alta temporada, a Azul se valeu da autorização da Anac para fazer o acordo, terceirizando operações e mão de obra, desrespeitando a legislação brasileira”
SNA, em comunicado oficial
O SNA reforçou ainda que o CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica) determina que a empresa arrendatária, no caso a Azul, é a responsável pela direção e condução técnica da aeronave (art.129). Além disso, o CBA também estabelece que a função remunerada a bordo das aeronaves, nacionais ou estrangeiras, quando operadas por empresa brasileira, deve ser realizada por tripulantes brasileiros (art. 156).
“Ocorre que na ‘parceria’ entre Azul e euroAtlantic não há tripulação brasileira, em claro desrespeito ao que estabelece a legislação. A maneira encontrada pela Azul para disfarçar a falta de tripulantes brasileiros foi convocar ‘voluntários’ para serem ‘representantes’ da empresa nos voos operados pela companhia portuguesa. Com as operações terceirizadas para outra empresa, a Azul não só desrespeita a legislação brasileira, mas também seus tripulantes, tendo em vista que dá preferência a uma tripulação estrangeira em detrimento a seus próprios funcionários”
SNA, em comunicado oficial
.O SNA já vinha repudiando o acordo, como vimos no Portal PANROTAS, tendo inclusive ingressado com ação contra a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para anular o negócio.
A Azul, na época, esclareceu que a parceria com a empresa euroAtlantic Airways segue todos os requisitos regulatórios. A companhia ressaltou, ainda, que a parceria tem como objetivo minimizar os impactos que o setor têm enfrentado em relação ao suprimento de aeronaves e motores.
Procurada pelo Portal PANROTAS, a Azul Linhas Aéreas informou que não irá se manifestar.
Confira a nota na íntegra da SNA
“O SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) manifesta sua preocupação diante das recentes falhas técnicas observadas nos aviões da euroAtlantic, operando a rota Recife-Madri para a Azul Linhas Aéreas. Essas ocorrências levantam questionamentos importantes sobre a segurança e a confiabilidade dessa operação, especialmente considerando o acordo de wet leasing firmado entre a Azul e a operador europeu.
Com a justificativa de manter a integridade de sua malha aérea durante a alta temporada, a Azul se valeu da autorização da Anac para fazer o acordo, terceirizando operações e mão de obra, desrespeitando a legislação brasileira.
O SNA reforça que o CBA (Código Brasileiro de Aeronáutica) determina que a empresa arrendatária, no caso a Azul, é a responsável pela direção e condução técnica da aeronave (art.129). Além disso, o CBA também estabelece que a função remunerada a bordo das aeronaves, nacionais ou estrangeiras, quando operadas por empresa brasileira, deve ser realizada por tripulantes brasileiros (art. 156).
Ocorre que na “parceria” entre Azul e euroAtlantic não há tripulação brasileira, em claro desrespeito ao que estabelece a legislação. A maneira encontrada pela Azul para disfarçar a falta de tripulantes brasileiros foi convocar “voluntários” para serem “representantes” da empresa nos voos operados pela companhia portuguesa.
Com as operações terceirizadas para outra empresa, a Azul não só desrespeita a legislação brasileira, mas também seus tripulantes, tendo em vista que dá preferência a uma tripulação estrangeira em detrimento a seus próprios funcionários.
O SNA vem alertando sobre os problemas causados pela “parceria” entre as companhias aéreas desde o princípio, tendo inclusive ingressado com ação contra a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para anular o acordo.
A segurança na aviação é uma responsabilidade de todos: companhias aéreas, operadores, reguladores e entidades de classe. Não podemos aceitar que interesses comerciais comprometam a integridade das operações e a vida dos passageiros e tripulantes.
O SNA reafirma seu compromisso com a segurança e exige que a Anac tome as providências necessárias para garantir que todas as operações estejam em conformidade com as normas e legislação vigentes e que a segurança seja prioridade máxima”.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/06/apos-problemas-no-voo-recife-madri-sindicato-pede-fim-do-acordo-entre-azul-euroatlantic_218547.html