Guilherme Mion
Um voo da Azul Linhas Aéreas que seguia de Recife para Fernando de Noronha foi impedido de pousar na ilha neste domingo (6) e precisou ser desviado para Natal, no Rio Grande do Norte.
A situação ocorreu porque, segundo a Anac, está em vigor desde a última sexta-feira (4) uma restrição que impede a permanência de mais de uma aeronave ao mesmo tempo no Aeroporto de Fernando de Noronha. A medida foi adotada após dois incidentes envolvendo atolamentos de aviões no pátio da unidade, em um intervalo de uma semana.
No dia 22 de junho, uma aeronave da Azul ficou presa no solo pouco antes da decolagem. No dia 29, o asfalto cedeu e um avião da Gol também atolou.
Em comunicado oficial, a Azul afirmou que “devido à restrição de operação vigente no Aeroporto de Fernando de Noronha, determinada pela Anac, o voo AD2754 (Recife–Noronha) precisou alternar para Natal na manhã deste domingo”. A empresa ainda informou que prestou toda a assistência necessária aos clientes, conforme previsto na resolução 400 da Anac.
O Ministério de Portos e Aeroportos e a própria Anac solicitaram esclarecimentos ao governo de Pernambuco sobre os dois episódios. A gestão estadual informou que iniciou uma obra emergencial no pátio de taxiamento do aeroporto. Uma nova fase dos trabalhos está prevista para esta semana, com o objetivo de garantir as operações no terminal.
A Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) afirmou que as restrições adotadas pela Anac, como a limitação de frequência de voos e a proibição de operações simultâneas, são consideradas necessárias para o andamento das obras de requalificação.
Veja o comunicado da Azul na íntegra logo abaixo:
“A Azul informa que, devido a restrições operacionais em função de limitações na infraestrutura do aeroporto de Fernando de Noronha, fato alheio à responsabilidade da Companhia, o voo AD4255 (Recife-Fernando de Noronha) de domingo, dia 06, precisou ser alternado para o aeroporto de Natal. Consequentemente, o voo AD4091 (Fernando de Noronha-Recife) precisou ser cancelado.
Os clientes receberam toda assistência prevista na Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e foram reacomodados em voos extras de/para a ilha.”
Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/07/aviao-da-azul-e-impedido-de-pousar-em-fernando-de-noronha-apos-restricao-da-anac_219281.html