PANROTAS / Emerson Souza
A BCD Travel realizou nesta terça-feira (17) um workshop com foco em inteligência aplicada à gestão de indicadores (KPIs) para um grupo seleto de gestores de viagens clientes.
Por meio de um treinamento feito pela gerente de Educação da Alagev, Andrea Matos, os profissionais receberam insights de como otimizar o uso de seus indicadores nas viagens, proporcionando, assim, economias e melhor experiencia de viagens para a empresa, gestores e viajantes.
A TMC está, pela primeira vez desde a pandemia, fazendo planejamentos e investimentos de longo prazo, segundo o country manager para o Brasil, Paul Barry. Isso significa que a empresa está investindo em tecnologias e inovações que entende serem necessárias para atenderem o setor corporativo nos próximos cinco anos.
“Além disso, a BCD é uma agência global, mas está investindo fortemente no mercado local também. Estamos fazendo muitos esforços para adaptar as soluções e necessidades ao nosso mercado brasileiro, que sabemos que possui um nível de complexidade muito alto”, conta Barry.
Com uma retenção de clientes em torno de 97%, a TMC tem estabelecido parcerias de longo prazo, focando em uma estratégia voltada à customer centricity, com foco no viajante, e também nos clientes, os gestores.
Aprendendo sobre KPIs na prática
A manhã foi de muito conteúdo e aprendizado com o workshop realizado pela Alagev, que mostrou como ocupar a cadeira da gestão de viagens de maneira estratégica, mas sem deixar de lado o operacional, que é essencial para o trabalho deste profissional.
“Fala-se muito que o gestor precisa sair do operacional e ir para o estratégico. Mas, na verdade, ele precisa começar a fazer o estratégico juntamente com o operacional. Para quem é ‘euquipe’, as atividades operacionais envolvem dar suporte ao viajante, esclarecer dúvidas, não tem como só reportar números. O que precisamos entender, dentro do papel do operacional, é como distribuir funções, se há oportunidade de implementar algo, criar novas estratégias, usar IA etc.” aponta Andrea.
PANROTAS / Emerson Souza
Por meio de diferentes atividades práticas, a especialista ensinou aos travel managers como criar um plano de 90 dias de gestão de viagens com atuação estratégica.
Ela aponta ainda que as características para saber se um KPI é bom são:
- Específico: mede algo claro e direto;
- Mensurável: pode ser expresso em números;
- Acessível: o dado pode ser capturado facilmente;
- Relevante: está ligado a uma decisão real;
- Temporal: pode ser acompanhado ao longo do tempo.
“Como exemplo, gosto de dizer que o dado é o ingrediente, a métrica é a receita, o indicador é o prato pronto e o índice é o buffet completo”, complementa Andrea Matos.
Ao final da programação, a gerente de Educação da Alagev deu um tempo para que os gestores de viagens fizessem um plano de ação individual, aplicando os conhecimentos sobre KPIs que adquiriram.
Veja fotos do evento da BCD Travel desta terça no álbum abaixo.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/viagens-corporativas/tmcs/2025/06/bcd-travel-e-alagev-ensinam-como-otimizar-gestao-de-viagens-por-meio-de-kpis_218649.html