Boeing prevê demanda de 44 mil aeronaves em 20 anos

Divulgação/ Boeing

Frota global quase dobrará para mais de 49,6 mil aviões comerciais, enquanto as companhias aéreas adicionam capacidade para atender à demanda

A Boeing divulgou, antes do Paris Air Show, que começa nesta segunda (16), sua Perspectiva de Mercado de Aviação Comercial (Commercial Market Outlook – CMO) de 2025, que também prevê que a oferta de aviões se igualará à demanda do mercado por volta do final da década, permitindo que as companhias aéreas renovem e expandam suas frotas.

De acordo com o relatório da fabricante de aeronaves, os mercados emergentes, com classes médias em expansão, malhas aéreas dinâmicas e competitivas, além de investimentos sustentáveis na aviação, desempenharão um papel fundamental no crescimento do tráfego aéreo global, gerando a necessidade de 43,6 mil aviões comerciais nos próximos 20 anos.

Tais mercados representarão mais de 50% da frota comercial global em 2044, em comparação com quase 40% em 2024. “Durante o primeiro trimestre deste século, o tráfego aéreo de passageiros triplicou e a frota global de aviões mais que dobrou, enquanto a indústria de aviação comercial enfrentava desafios significativos”, afirma Brad McMullen, vice-presidente sênior de Vendas e Marketing Comercial da Boeing. “A resiliência continuará a ser uma característica marcante desta indústria em crescimento, à medida que observamos uma forte demanda por novos aviões, com a aviação comercial retornando à sua trajetória de crescimento pré-pandemia.”

Destaques da previsão do CMO da Boeing até 2044:

  • O tráfego de passageiros deve crescer 4,2% anualmente – mais que dobrando de tamanho à medida que continua a superar o crescimento econômico global;
  • A frota global quase dobrará para mais de 49,6 mil aviões comerciais, enquanto as companhias aéreas adicionam capacidade para atender à demanda;
  • Cerca de 80% dos aviões em operação serão substituídos por mais de 21 mil entregas, melhorando a eficiência e a capacidade da frota;
  • Aviões de corredor único representarão 72% da frota global, em comparação com 66% em 2024, impulsionados principalmente por viagens de curta distância e companhias aéreas de baixo custo em mercados emergentes;
  • A frota global de aviões de passageiros de fuselagem larga aumentará para aproximadamente 8.320 unidades, em comparação com cerca de 4,4 mil em 2024 – crescimento impulsionado por companhias aéreas em mercados emergentes expandindo suas frotas de longa distância;
  • A diversificação da cadeia de suprimentos e a expansão das malhas de carga expressa impulsionarão uma expansão de quase dois terços da frota global de cargueiros e a necessidade de 2,9 mil cargueiros de produção e conversões;
  • Tendências do transporte aéreo: como parte das despesas discricionárias, os gastos com viagens retornaram aos níveis pré-pandemia, à medida que os consumidores priorizam o transporte aéreo;
  • As malhas aéreas atendem cerca de 30% mais pares de aeroportos do que há uma década, oferecendo opções de voos diretos mais convenientes.

Veja, abaixo, a previsão de novas entregas da Boeing de 2025 a 2044:

Novas entregas (2025-2044)
Jatos regionais 1.545
Corredor único (narrowbody) 33.285
Fuselagem larga (widebody) 7.815
Cargueiros 955
Total 43,6 mil

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/06/boeing-preve-demanda-de-quase-44-mil-novas-aeronaves-nos-proximos-20-anos_218573.html