Brasil é um dos principais destinos para viajantes

Unsplash/Augustin Diaz

Rio de Janeiro está entre os principais 15 destinos globais preferidos para turistas

O Rio de Janeiro está entre os principais 15 destinos globais preferidos para turistas, que viajarão entre junho e setembro este ano, liderando a preferência na América Latina, segundo dados da recente pesquisa de “Tendências de Viagem 2025” do Instituto Econômico da Mastercard (MEI).

Capitais como Recife (PE), Salvador (BA), Natal (RN) e Florianópolis (SC) também se destacam pela popularidade, no caso entre turistas latino-americanos.

Com base em dados de transações, o relatório destaca ainda que as paixões e as motivações orientadas por propósitos continuam sendo fortes impulsionadores que moldam a indústria de viagens hoje.

Confira os principais insights:

Principais destinos:

Nos últimos cinco anos, o número de viagens de brasileiros para El Salvador, Estados Unidos e Argentina, cresceram, respectivamente, 288,6%, 221,3% e 131,9%. Visitas a países da Europa, como Espanha (18,7%), França (17,1%) e Itália (12,4%), também apresentaram crescimento durante o período.

Além disso, fatores cambiais e econômicos influenciaram para aumento de 50% nas viagens de brasileiros para Japão, Hong Kong e Estados Unidos.

Paixão pelo esporte:

Experiências únicas sempre estarão no topo das listas de desejos, incluindo grandes eventos esportivos, que estão se tornando fenômenos globais. A análise constatou que um aumento expressivo nos gastos de turistas brasileiros na categoria está ligado à Final da Conmebol Libertadores entre Atlético Mineiro e Botafogo em novembro de 2024, realizada em Buenos Aires (ARG).

Segundo o estudo, a diferença no crescimento entre o que os torcedores do Brasil gastaram em comparação aos de todos outros países que realizaram eventos do mesmo tipo foi de mais do que o dobro.

Gastos em viagens corporativas

Nos últimos anos, as empresas ajustaram sua abordagem às viagens corporativas. Na última edição do relatório, observou-se que os consumidores buscam “lazer por mais tempo”, estendendo suas férias em um dia extra. No Brasil, a tendência segue em alta entre a população após a pandemia.

Com deslocamentos para Ásia-Pacífico (AP), Canadá e EUA, o uso de cartões corporativos brasileiros no exterior representam 69% dos gastos em viagens internacionais, 3% a menos que em 2023. Já os gastos dentro do país, cresceram 3% em 2024 (31% vs 28% em 2023).

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/pesquisas-e-estatisticas/2025/06/brasil-e-um-dos-principais-destinos-para-viajantes-globais-diz-pesquisa-da-mastercard_218932.html