Flórida bate recorde de turistas em 2024; Brasil top 2

PANROTAS / Pedro Menezes

Craig Thomas, CEO interino do Visit Florida

CHICAGO – A Flórida atingiu um marco histórico em 2024 ao receber impressionantes 143 milhões de turistas, o maior número já registrado em um único ano. E o destaque é o Brasil, que enviou exatamente 1.098.000 turistas ao longo do ano passado, um crescimento de 8% em relação a 2023, ultrapassando o Reino Unido e atingindo o Top 2, atrás apenas do Canadá.

E tem mais! Só no primeiro trimestre de 2025, a Flórida recebeu 350 mil visitantes do Brasil, crescimento de 17% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Se continuar neste ritmo, o estado pode fechar o ano com 1,4 milhão de turistas, ultrapassando os números pré-pandêmicos (1,3 milhão).

As informações foram compartilhadas pelo CEO interino do Visit Florida, Craig Thomas, em entrevista ao Portal PANROTAS, nesta terça-feira (17), segundo dia de feira de negócios do IPW 2025. “Recebemos 143 milhões de visitantes em 2024, contra 131,1 milhões em 2019. A recuperação está consolidada”, afirmou.

“Em 2024, recebemos pouco mais de 1 milhão de turistas, então estamos chegando perto. Estou otimista para que a gente possa ultrapassar os números pré-pandemia de brasileiros neste ano se mantivermos este ritmo. Em geral, um em cada quatro turistas internacionais que chegam aos Estados Unidos está vindo de férias para a Flórida. E entre os mercados internacionais, o Brasil hoje ocupa uma posição de destaque – superou o Reino Unido e agora é o segundo maior mercado emissor internacional, atrás apenas do Canadá. Enquanto o Turismo internacional como um todo está estável ou até ligeiramente em queda, o Brasil está crescendo de forma impressionante. Podemos dizer que o Brasil é o motor da retomada internacional”

Craig Thomas, CEO interino do Visit Florida

PANROTAS / Pedro Menezes

Craig Thomas, CEO interino do Visit Florida

Craig Thomas, CEO interino do Visit Florida

Com isso, nosso país alcançou 5,8% de market share de turistas na Flórida, superando o Reino Unido (também com 5,8%, mas em queda em relação ao ano anterior) e garantindo a segunda colocação entre os mercados internacionais que mais enviam turistas à Flórida. O primeiro lugar segue com o Canadá.

Estratégias e investimentos no mercado brasileiro

Thomas também compartilhou os próximos passos da estratégia de marketing de Visit Florida. Uma nova campanha de marca será lançada ainda este ano, com foco em mostrar tanto o “conhecido quanto o novo” ao turista internacional. A campanha começará nos Estados Unidos e depois será levada ao Brasil.

“Nosso objetivo é ajudar o turista brasileiro a descobrir novos destinos dentro da Flórida e estender sua permanência. Temos praias, parques, esportes, natureza, gastronomia com 172 restaurantes reconhecidos pelo Guia Michelin, e muito mais. Na Flórida, você não precisa escolher: temos tudo”, completou Craig.

Aéreas reforçam conectividade entre Brasil e Flórida

Outros dados importantes divulgados pelo Visit Florida é que, entre junho e agosto de 2025, estão previstos mais de 325 mil assentos em voos entre Brasil e Flórida, um aumento de 13% em relação ao mesmo período de 2024. Esse crescimento foi impulsionado por rotas como:

  • Retomada da rota entre Belém e Fort Lauderdale pela Azul Linhas Aéreas;
  • Aumento de frequências para destinos como Orlando, Miami, Fort Lauderdale e Tampa, operadas por companhias como Latam, Azul e Gol;
  • Três principais portas de entrada da Flórida – Miami, Fort Lauderdale e Orlando – responderam por 98% da chegada de brasileiros ao Estado no verão de 2024.

Ações comerciais fortalecem presença da Flórida no Brasil

Visit Florida também destacou uma série de ações de marketing e capacitação junto ao trade brasileiro:

  • Operadoras brasileiras (Orinter, Diversa e FRT) lançaram novos produtos focados na Flórida.
  • Treze destinos do estado participaram de roadshows, treinamentos e eventos no Brasil.
  • Um novo treinamento online para agentes de viagens será lançado em julho, seguido por rodadas presenciais em São Paulo e Rio de Janeiro.

A PANROTAS viaja a convite do US Travel, com proteção Intermac Assistance.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/06/florida-bate-recorde-de-visitantes-em-2024-brasil-envia-mais-de-1-milhao-e-assume-top-2_218645.html