Iberia aposta no Brasil para liderar transformação NDC

PANROTAS / Emerson Souza

Luciano Cardoso e Daniel Aragon, da Iberia

A Iberia reuniu parceiros na manhã desta quinta-feira (3), em São Paulo, para compartilhar sua trajetória no NDC. O Iberia NDC Day, que teve sua primeira edição no ano passado, volta neste ano, no Rio de Janeiro e na capital paulista, para mostrar os benefícios do novo padrão da Iata e debater sua implementação no mercado e na companhia aérea espanhola.

Atualmente, o NDC representa quase 60% das vendas da Iberia no Brasil e já está disponível por meio dos agregadores Amadeus, Sabre, Travelport e Wooba. Na Espanha, mais de 85% do tráfego da áerea no lazer é via NDC e de corporativo este número chega a 40%. São mais de 13,5 mil reservas diárias e mais de 1,7 bilhão de pedidos por mês.

“O Brasil é um dos países na América Latina com maior adoção do nosso NDC, com mais de 50%. Queremos seguir avançando e esperamos que em 2030 tenhamos 100% de adoção na Iberia como um todo. No Edifact (GDS) estávamos limitados e o NDC nos dá muito mais possibilidades e uma quantidade maior de produtos. Na Iberia, queremos liderar a transformação da indústria na América Latina e o Brasil é um aliado chave para conseguirmos”, diz a responsável por Onboarding do NDC da Iberia, Gelú Farias.

A executiva reforçou aos participantes – entre agências, TMCs, operadoras, agregadores e consolidadoras – o conteúdo diferenciado e as novidades para quem adota o NDC da Iberia. Entre eles:

  • Flexibilidade
  • Rapidez
  • Adaptação dos produtos às necessidades dos clientes
  • Ofertas e produtos netos exclusivos no NDC
  • Compromisso de qualidade
  • Preço original
  • TKTL (Time to Ticket Limit)
  • Additional Price Points
  • Ancillaries (serviços adicionais), incluindo:
    • 9 peças de bagagem
    • Malas de 15 kg, 23 kg e 32 kg
    • Priority Boarding
    • Bagagem especial
  • Sem ADMs (Agency Debit Memos)
  • Sem DTC (Distribution Cost Charge)
  • Tarifas exclusivas

PANROTAS / Emerson Souza

Gelú Farias, da Iberia

Gelú Farias, da Iberia

Novidades NDC Iberia

  • Void/Reembolso da alteração com pagamento em dinheiro (cash) e cartão de crédito, durante o compromisso de qualidade (válido por até 24 horas após a emissão do primeiro bilhete);
  • Alteração de origem e/ou destino dentro do mesmo país, permitida sem bilhete emitido e com ordem de pagamento;
  • Gestão gratuita de alterações involuntárias;
  • Nova opção “Sem especificar” para a seleção de gênero;
  • Novos equipamentos esportivos: agora inclui pesca e surfe, além dos já existentes para esqui, mergulho e bicicleta;
  • Localizador de outros operadores, já disponível;
  • Exemplo: localizador da American Airlines.

PANROTAS / Emerson Souza

Daniel Aragon, Gelú Farias, Alexandra Coelho, Valdir Miranda, Carolina Kahl e Luciano Cardoso, da Iberia

Daniel Aragon, Gelú Farias, Alexandra Coelho, Valdir Miranda, Carolina Kahl e Luciano Cardoso, da Iberia

“A cada mês sentimos que o percentual das vendas de NDC no Brasil aumenta. Se tiramos as consolidadoras, inclusive, este número, de quase 60%, está maior. Temos agências chegando em quase 80%. Então é um mercado muito promissor e o NDC é uma grande vantagem competitiva”, complementou o executivo de Vendas da Iberia, Daniel Aragon.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/07/iberia-ja-vende-60-via-ndc-no-brasil-e-aposta-no-pais-para-liderar-transformacao_219160.html