Reprodução
Quem acompanha o Portal PANROTAS deve se lembrar de que, no ano passado, a operadora Global Travel anunciou o encerramento de suas atividades após ser acusada por mais de 60 agências de viagens de não honrar os pacotes contratados. Na época, a operadora Juntos Pelo Mundo, que tem como diretores Caio César Magalhães e Débora Dalvanso, se colocou à disposição para auxiliar os agentes com os pacotes que ficaram sem operação.
Mas agora a história ganha um novo desdobramento, e os agentes de viagens que migraram seus pacotes para a Juntos Pelo Mundo afirmam que a empresa não está operando as viagens e ficaram na mão novamente, tendo que arcar com prejuízos financeiros do próprio bolso, além de lidar com ameaças constantes por parte dos clientes.
“A Juntos prometeu que iria operar esses clientes e estamos aqui, com diversos contratos pendentes. Quando chegou a hora de as viagens acontecerem, eles operaram apenas os pacotes das agências de membros da diretoria da operadora, enquanto as demais agências ficaram na mão”
Ex-vendedor da Juntos Pelo Mundo, Ramon Carvalho
Ramon afirma que a operadora realiza um esquema similar ao de pirâmide financeira, no qual apenas parceiros e agências que vendem mais têm seus pacotes operados. Clientes do executivo relatam, em depoimento, que já haviam quitado suas viagens e, poucos dias antes de elas acontecerem, receberam um e-mail do departamento jurídico da Juntos Pelo Mundo afirmando que os pacotes não seriam mais operados devido a problemas técnico-operacionais e que o valor da viagem seria reembolsado.
Muitos dizem que o reembolso não foi feito até agora e que não conseguem contato com os donos da operadora, sendo respondidos apenas por um chat.
Em reunião realizada por vídeo junto ao Portal PANROTAS, agentes de viagens contaram que estão pagando as viagens do próprio bolso e fazendo empréstimos para conseguir entregar o que foi contratado por seus clientes. Outros relatam que não têm condições de pagar as viagens.
Carolina Pantaleão, da agência Pantaleão Eventos e Viagens, por exemplo, conta que tem 103 contratos para serem operados e que nenhum deles está sendo honrado pela Juntos Pelo Mundo. “Estamos em uma situação em que fica parecendo que os errados somos nós, os agentes, porque os clientes compraram conosco”, relata.
Carolina também comenta que a operadora está fazendo negociações diretamente com os clientes, sem o intermédio da agência. “Eles estão passando por cima de mim, negociando diretamente com meus clientes e dizendo que se eu me meter nisso, não vai ter negociação. Mas quando dá algum problema, a culpa é do agente. Eles dizem ao cliente: ‘entramos em contato com seu agente de viagens e ele não respondeu’, sendo que nem entraram em contato comigo e mal respondem minhas tentativas de contato”, conta Carolina.
Agentes afirmam que donos da Juntos Pelo Mundo deram golpe na Global Travel
Pixabay/Jessica45
Alguns agentes de viagens ouvidos pelo Portal PANROTAS dizem, ainda, que a diretoria da Juntos Pelo Mundo (composta por ex-funcionários da Global Travel) arquitetou um plano para dar um golpe em Renan Machado, proprietário da Global Travel (que veio à falência no ano passado).
“Quando os funcionários da Global Travel saíram da empresa, levaram todo o dinheiro da operadora e deram um golpe no Renan. Eles fizeram uma live pedindo aos agentes para pararem de vender pacotes da Global Travel, que estava para falir, e começarem a venderem para eles, da Juntos Pelo Mundo. E hoje, fazem a mesma coisa – ou até pior – do que a outra operadora”
Relatos dos agentes de viagens ao Portal PANROTAS
Em depoimento dado ao Portal PANROTAS em 2024, Renan Machado disse mesmo que havia sido vítima de um golpe, mas acabou não entrando em detalhes.
“Agentes quebraram parceria que tinham conosco”, afirma Juntos Pelo Mundo
Nesta reportagem, ouvimos também o diretor da Juntos Pelo Mundo, Caio César Magalhães. Ele confirma o fato de que muitos pacotes não estão sendo operados. No entanto, afirma que todos os reembolsos estão sendo feitos.
“Devido ao grande volume de operações que chegou para nós após a falência da Global Travel, não conseguimos dar continuidade a muitos dos pacotes, pois eles haviam sido contratados na Global Travel por um valor muito abaixo do mercado e fora da realidade. Vimos que seria inviável operar estas viagens e, nestes casos, nossos advogados entram em contato com as agências e propõem uma nova data para a viagem ou o reembolso”
Caio César Magalhães, diretor da Juntos Pelo Mundo
Ele também relata que, quando os agentes fizeram a migração de seus pacotes de viagens da Global Travel para a Juntos Pelo Mundo, um acordo havia sido feito e os agentes deixaram de cumprir com o combinado.

“Firmamos uma parceria com esses agentes, por meio da qual operaríamos os pacotes que não haviam sido honrados pela Global Travel e, em contrapartida, os agentes se comprometeram a continuar vendendo os nossos pacotes. Mas muitos deles quebraram o acordo com a gente, pararam de vender conosco e não trabalham mais com a operadora, mas exigem que nós cumpramos com todos os contratos dos clientes deles”
Caio César Magalhães, diretor da Juntos Pelo Mundo
A executiva de Contas da operadora, Monique Rangel, complementa: “Isso aconteceu depois de alguns meses que firmamos a parceria. Essas agências trouxeram seus clientes para nós, mas foram parando de vender conosco, de ser parceiras, e sumiram. Elas exigem que cumpramos os pacotes dos clientes, mas não estão honrando a parte delas conosco”, disse Monique.
Os agentes de viagens, entretanto, afirmam que pararam de vender com a Juntos Pelo Mundo ao notarem que a empresa não iria operar os pacotes que foram migrados da Global Travel.
Monique, por fim, comenta ainda que muitos agentes não assinaram o contrato de adesão com a Juntos Pelo Mundo e nem repassaram tais documentos para seus clientes assinarem, o que também inviabiliza a operação dos pacotes.
“Estamos auxiliando as agências e os clientes que têm o contrato de adesão assinado conosco. Muitos deles estão nos chamando e nos cobrando, não assinaram o termo de adesão e estão querendo reembolso. Hoje, nenhum contrato com termo assinado está em atraso, estamos efetuando todos os pagamentos”, garante a executiva de Contas da Juntos Pelo Mundo.
“Foi feito um termo de adesão com os agentes e eles tinham que repassá-lo para seus clientes que, se estivessem de acordo, deveriam assinar. Muitos agentes não têm esse termos de adesão assinado e não tem como a gente assumir um compromisso de um cliente que optou por não fazer a adesão. Os termos foram feitos para todos os pacotes. Se o cliente não assinou, não tem possibilidade de viabilizar a viagem. Muitos clientes disseram que os agentes de viagens não os avisaram sobre esse termo de adesão. Não tem como ter um controle do que cada agente fala com seu cliente”
Ronaldo França, advogado da Juntos Pelo Mundo
“Não temos o intuito de prejudicar ninguém. Pelo contrário, se tivéssemos não teríamos chamado esses agentes para a Juntos Pelo Mundo. Os agentes não cumpriram a parceria que tinham conosco e, mesmo assim, estamos honrando os pacotes”, conclui o diretor da Juntos Pelo Mundo, ao Portal PANROTAS.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2025/06/juntos-pelo-mundo-e-acusada-de-nao-honrar-pacotes-de-agencias-operadora-se-posiciona_218839.html