Promperú
LIMA (PERU) – Todos os anos, milhares de viajantes vão ao Peru em busca, principalmente, de explorar a oferta de Turismo de aventura e natureza, que contempla destinos como Machu Picchu, Cusco, Lago Titicaca, Lima e as ruínas incas do Vale Sagrado.
Durante o 33º Peru Travel Mart, cerca de 180 buyers de 27 países puderam conhecer a ampla variedade de atrativos turísticos do Peru. Entre eles, 17 operadoras brasileiras participaram das rodadas de negócios para ampliar seu portfólio e trazer para o Brasil o que há de novo no país.
O Portal PANROTAS ouviu algumas delas para entender como vendem os destinos peruanos e quais tendências estão no radar.
Ambiental Turismo
Para atender a diferentes perfis de viajantes, Carla Médici, especialista em Operações e Experiências de Eventos Corporativos e Incentivos da Ambiental, compartilha que a operadora aposta em uma curadoria completa de experiências no Peru, oferecendo desde roteiros de luxo — com hospedagem em hotéis exclusivos e serviços personalizados — até viagens de aventura, ecoturismo, Turismo cultural e vivências autênticas junto a comunidades locais.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Embora Cusco e o Vale Sagrado dos Incas continuem sendo os destinos mais procurados, há um interesse crescente por regiões menos óbvias, como Arequipa, o Canyon do Colca, a Amazônia peruana em Iquitos, Paracas e Nazca. Experiências no Lago Titicaca e travessias pelo sul do país, passando por Puno até a fronteira com a Bolívia, também têm ganhado espaço no gosto dos viajantes brasileiros.
“Os viajantes estão cada vez mais interessados em experiências que vão além do tradicional, combinando cultura, gastronomia, encontros com comunidades locais e paisagens naturais. Caminhadas por trilhas alternativas a Machu Picchu, participação em festivais locais e visitas a projetos sustentáveis são algumas das experiências mais procuradas”
Carla Médici, especialista em Operações e Experiências de Eventos Corporativos e Incentivos da Ambiental Turismo
Carla ainda aponta que outro destaque da Ambiental são os roteiros que incluem Turismo gastronômico e vivências em comunidades locais. “Tours de sabores em Lima e Cusco, aulas de culinária, degustações de pisco e visitas a comunidades andinas enriquecem a experiência e promovem uma imersão na cultura do país, com foco em práticas sustentáveis, agricultura familiar e produção artesanal”, completa.
A Ambiental ainda reforça a importância do planejamento com antecedência, especialmente em alta temporada. As orientações da operadora também incluem documentação, vacinas (se necessárias), escolha dos voos, época ideal para viajar, dicas práticas sobre bagagem, alimentação, saúde, seguro-viagem e logística entre as regiões. Uma das recomendações principais é chegar pelo menos um ou dois dias antes em Cusco, para facilitar a adaptação à altitude e aproveitar melhor a experiência.
BeFly
A BeFly tem apostado na oferta diversificada de pacotes para o Peru, que vão desde o luxo até o ecoturismo e aventura. A Queensberry, por exemplo, oferece roteiros sofisticados, voltados ao público de alta renda, enquanto a Qby oferta pacotes mais acessíveis, ideais para quem busca experiências autênticas com bom custo-benefício.
PANROTAS / Beatriz Contelli
“O Turismo peruano tem amadurecido, e muitos viajantes que retornam ao destino buscam explorar novos horizontes. Regiões como o Lago Titicaca, o rio Amazonas, Arequipa e até as praias de Máncora têm ganhado destaque entre os brasileiros, revelando uma ampliação do interesse para além dos clássicos”
Maurício Martinelli, head de Produtos Terrestres da BeFly
Martinelli ainda ressalta que o Peru se destaca pela gastronomia, povo receptivo, patrimônio histórico e belas paisagens. Esses atrativos interessam diferentes perfis de viajantes: desde os mais jovens, interessados em aventuras como pedaladas, rafting e trilhas, até os da terceira idade, que optam por passeios mais exclusivos e confortáveis.
BWT Operadora
Saulo Reis, gerente de Desenvolvimento de Negócios da BWT, explica que a operadora aproveita bem a diversidade de produtos que o Peru oferece. Luxo, soft-adventure, ecoturismo, cultura e gastronomia estão entre os produtos da prateleira.
PANROTAS / Beatriz Contelli
O clássico circuito que inclui Cusco, Machu Picchu e Vale Sagrado continua sendo o mais procurado pelos viajantes. No entanto, destinos menos tradicionais vêm ganhando força nas vendas, como Chachapoyas, Ica, Paracas, Arequipa e o Cânion do Colca — com crescimento expressivo especialmente no último ano.
“Passageiros têm se interessado por roteiros gastronômicos que aliam visitas a museus e sítios arqueológicos com refeições em restaurantes renomados e experiências de alto padrão, como cruzeiros de luxo pela Amazônia peruana”
Saulo Reis, gerente de Desenvolvimento de Negócios da BWT Operadora
Experiências diferenciadas, como vivências em comunidades locais e tours temáticos, fazem parte da estratégia da BWT para fidelizar clientes. A operadora observa que muitos passageiros retornam ao Peru justamente para aprofundar a visita em regiões que já conheceram superficialmente em viagens anteriores.
Cativa Operadora
Na Cativa, o Peru segue como um destino amplamente procurado pelos brasileiros, com destaque para roteiros que combinam cultura, luxo e aventura. João Lotufo, operador de Serviços Internacionais da Cativa, conta que Lima, Cusco, Machu Picchu, Vale Sagrado e, mais recentemente, Paracas são as regiões mais requisitadas.
PANROTAS / Beatriz Contelli
“O perfil do turista brasileiro que viaja ao Peru é variado, mas há predominância de casais entre 25 e 45 anos, geralmente interessados no Turismo cultural e em circuitos clássicos que incluem Lima, Cusco e Machu Picchu. Ainda que fatores como altitude, segurança e custo possam surgir como dúvidas no momento da decisão, esses pontos raramente impedem a viagem. Passageiros com mais idade costumam perguntar sobre segurança e oxigênio, mas nunca deixaram de viajar por isso”
João Lotufo, operador de Serviços Internacionais da Cativa
A Cativa também orienta que os viajantes optem por pernoitar no Vale Sagrado antes de visitar Machu Picchu. “Essa dica permite uma experiência mais tranquila e evita que o passeio se torne uma corrida contra o tempo, garantindo que os viajantes possam aproveitar os atrativos com mais calma e profundidade”, completa Lotufo.
CVC Corp
Yago Masid, gerente de Produtos da CVC Corp, conta que a operadora tem investido em um portfólio diversificado de produtos para atender aos mais variados perfis de viajantes. Embora Machu Picchu siga como o destino mais procurado entre os clientes, outras regiões do Peru vêm ganhando destaque, como Arequipa, Paracas, Lago Titicaca e o deserto de Ica.
PANROTAS / Beatriz Contelli
“Nos últimos tempos, tem crescido também a demanda por viagens com apelo cultural, combinadas a experiências que promovem o bem-estar físico e mental. Roteiros que incluem atividades relaxantes, contato com a natureza e ambientes tranquilos têm sido cada vez mais requisitados”
Yago Masid, gerente de Produtos da CVC Corp
A CVC Corp também tem apostado em pacotes de escapadas para Lima com foco na gastronomia, um dos pilares da identidade peruana. “A procura pelos destinos peruanos é bastante variada e contempla diferentes públicos, como grupos de jovens, amigos, casais e pessoas da terceira idade — cada um com suas preferências e expectativas”, completa.
Freeway
Na Freeway, os destinos peruanos mais populares seguem sendo Cusco e Machu Picchu, especialmente entre quem visita o país pela primeira vez. No entanto, Pamela Gualberto, do Departamento de Produtos da Freeway, conta que há um movimento crescente de viajantes que aproveitam a viagem para explorar o sul do país, ampliando seu roteiro para além do circuito tradicional. Locais como o Vale do Colca, Huacachina e a Trilha Inca têm ganhado força nesse contexto, assim como experiências gastronômicas no bairro de Barranco, em Lima.
Acervo pessoal
Pamela explica que a diversidade de opções no país permite atender desde viajantes de renda mediana até públicos mais exigentes. Mesmo fatores que poderiam gerar dúvidas — como a altitude — não têm sido impeditivos.
“Com o devido tempo de aclimatação, especialmente ao iniciar o roteiro pelo Vale Sagrado antes de chegar a Cusco, os viajantes enfrentam bem a adaptação. Em relação à segurança, muitos reconhecem que o país oferece um ambiente mais tranquilo do que o Brasil”
Pamela Gualberto, do Departamento de Produtos da Freeway
Interep
A Interep é o tipo de operadora que sabe explorar a diversidade do Peru. Diego Miranda, analista de Produtos Internacionais da Interep, explica que a operadora tem investido em uma curadoria cada vez mais diversa de pacotes, capazes de atender a diferentes perfis de turistas — dos que buscam luxo e conforto aos que desejam se conectar com a cultura local ou explorar paisagens remotas.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Destinos consagrados, como Cusco e Machu Picchu, ainda figuram entre os favoritos, mas novas regiões têm despertado o interesse dos viajantes. O Vale Sagrado dos Incas, Arequipa e o Cañón del Colca, além da capital Lima, são exemplos disso. A Montanha das Sete Cores (Vinicunca) e Choquequirao, conhecida como a “irmã menos visitada” de Machu Picchu, também vêm se destacando.
“Temos visto um interesse maior por experiências culturais autênticas, como vivências em comunidades andinas, workshops de artesanato local ou gastronomia peruana. Ao mesmo tempo, há um público crescente buscando contato com a natureza, seja por trilhas e roteiros mais sustentáveis”
Diego Miranda, analista de Produtos Internacionais da Interep
A Interep recomenda que os visitantes realizem uma aclimatação gradual, optando por roteiros mais leves no início da viagem e tenham atenção à hidratação. Também é sugerido que os viajantes comprem os ingressos para Machu Picchu com antecedência devido à limitação diária, levem roupas adequadas à variação térmica e optem por malas compactas, especialmente nos trechos feitos de trem.
“O Peru é um dos melhores destinos gastronômicos do mundo, e incluímos experiências como tours gastronômicos em Lima, jantares em restaurantes premiados, aulas de ceviche ou pisco sour. Também oferecemos vivências em comunidades locais, onde os viajantes podem aprender sobre a cultura, tradições e até participar de atividades como tecelagem ou agricultura tradicional. Isso agrega valor e torna a viagem muito mais significativa”, completa Miranda.
Mondiale
A Mondiale vem registrando um aumento na procura pelo Peru, especialmente na rota tradicional entre Lima e Cusco. A herança cultural dos Incas ainda exerce fascínio, com Machu Picchu mantendo-se como o principal atrativo.
“Sempre combinamos a visita à cidadela com outras regiões próximas, como o Vale Sagrado e a Montanha Arco-Íris. O tradicional pacote Lima + Cusco é o carro-chefe da nossa prateleira, mas também incentivamos os agentes parceiros a oferecerem tours alternativos e exclusivos”
Lidiane Freitas, gerente de Produtos da Mondiale
Em 2023, o restaurante Central, em Lima, foi eleito o Melhor Restaurante do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants. Agora, em 2025, quem comanda a lista é outro restaurante peruano: o Maido, também de Lima. De olho nessa gastronomia premiada, a Mondiale já se antecipa a novas demandas. A operadora está desenvolvendo um roteiro voltado à gastronomia peruana, ideal para quem já conhece os principais pontos turísticos do país e deseja uma vivência mais profunda.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Entre as principais dicas logísticas oferecidas aos passageiros, Lidiane destaca a importância do planejamento antecipado, especialmente para atrações com limite diário de visitantes, como Machu Picchu. “Isso garante maior comodidade ao passageiro, melhor ticket médio e mais comissão para o agente de viagens”, reforça. Outras recomendações são o uso de roupas confortáveis e quentes e o período de aclimatação, especialmente nas visitas às regiões montanhosas.
Primetour
A Primetour trabalha com roteiros sob medida, adaptados ao perfil e aos interesses de cada viajante, com destaque para o eixo clássico formado por Lima, Vale Sagrado, Machu Picchu e Cusco. Nestes roteiros, a operadora seleciona hospedagens em hotéis de luxo, serviços privativos e experiências culturais.
Andressa Ribeiro, consultora de Viagens da Primetour, explica que há uma demanda crescente por extensões a destinos como Arequipa, Puno (com destaque para o Lago Titicaca) e, em menor escala, a floresta amazônica peruana. Nessas regiões, os viajantes podem optar por cruzeiros boutique ou estadas em lodges de luxo, em meio à natureza e com todo o conforto.
PANROTAS / Beatriz Contelli
“O perfil mais recorrente é o de casais acima dos 30 anos e famílias compostas por adultos, com alto poder aquisitivo, que valorizam cultura, história e natureza. É um público que prioriza conforto e conteúdo, busca curadoria de experiências e está disposto a investir em viagens transformadoras, mas com estrutura de alto padrão”
Andressa Ribeiro, consultora de Viagens da Primetour
A Primetour recomenda que o roteiro do passageiro comece pelo Vale Sagrado, para favorecer a aclimatação devido à altitude mais amena em relação a Cusco. “Também orientamos sobre aspectos práticos, como limites de bagagem nos trens e sugestões de vestuário adequadas às variações de clima e altitude. Reforçamos sempre a importância de reservas antecipadas para garantir acesso aos melhores horários em Machu Picchu e aos trens de luxo. Além disso, destacamos o suporte local contínuo e a condução por guias especializados, que agregam segurança, fluidez e profundidade cultural à jornada”, completa Andressa.
RCA
Fabiano Araujo, gerente geral da RCA, compartilha que entre as regiões mais populares do Peru o Vale Sagrado lidera o interesse dos viajantes, especialmente entre aqueles que visitam o país pela primeira vez. No entanto, a operadora tem notado um crescimento significativo por destinos como Lago Titicaca, Puno e Paracas — locais que oferecem uma imersão ainda mais profunda na diversidade cultural do Peru.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Machu Picchu, claro, permanece sendo o grande atrativo da maioria dos visitantes. Porém, muitos viajantes têm optado por ampliar a estada para explorar outras regiões, como Arequipa e o deserto de Ica.
“Os clientes têm demonstrado grande interesse por experiências imersivas, como visitas a museus, centros culturais e povoados locais, com o objetivo de conhecer mais de perto as tradições, os costumes e o modo de vida das comunidades andinas”
Fabiano Araujo, gerente geral da RCA
O gerente geral ainda explica que, além da história e dos sítios arqueológicos, a gastronomia peruana desponta como uma das principais motivações de viagem. Os pacotes da RCA incluem experiências gastronômicas que valorizam a riqueza culinária do país, e vivências autênticas em comunidades locais, promovendo uma conexão cultural memorável.
Uma das novidades oferecidas pela RCA são grupos com guia brasileiro acompanhando desde o embarque no Brasil — uma opção que, segundo Araujo, garante comodidade, segurança e custo-benefício. Já estão programadas saídas especiais para janeiro e o período de Carnaval.
Schultz Operadora
Em entrevista ao Portal PANROTAS, Woody Garcia, gerente de Américas da Schultz, conta que a operadora trabalha com pacotes focados no Turismo cultural e de luxo para o Peru.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Os destinos clássicos, como Lima, Cusco, Vale Sagrado e Machu Picchu, continuam sendo os mais procurados. No entanto, a Schultz tem observado um crescimento significativo no interesse por regiões menos exploradas, como as Linhas de Nazca, Puno e Arequipa. A operadora, inclusive, desenvolveu um roteiro exclusivo para Nazca, que vem se destacando entre os produtos oferecidos.
“Há um movimento entre os viajantes em busca de experiências culturais mais profundas, o que tem impulsionado a criação de pacotes diferenciados. Também investimos em experiências gastronômicas, com pacotes especiais voltados à culinária peruana, especialmente em Lima”
Woody Garcia, gerente de Américas da Schultz
Entre as principais dicas logísticas, a Schultz destaca a importância de reservar tempo suficiente para aproveitar o destino com calma e buscar o suporte de um agente de viagens especializado. Esse profissional será responsável por orientar cada etapa do roteiro e maximizar a experiência no Peru.
Skyteam
“O aumento da oferta de voos diretos entre o Brasil e o Peru, aliado ao trabalho de promoção turística realizado pelo Promperú no mercado brasileiro, tem impulsionado a procura por experiências autênticas, com foco na cultura e nas paisagens naturais peruanas”, introduz o diretor da Skyteam, Marcelo Silveira.
Acervo pessoal
O executivo conta que Machu Picchu continua sendo o principal atrativo e símbolo do destino, mas cresce a curiosidade por lugares menos óbvios, revelando um movimento em direção a uma exploração mais ampla do território peruano. Silveira acredita que experiências diferenciadas como o Turismo gastronômico e vivências em comunidades locais devem ganhar mais espaço após a realização do Peru Travel Mart.
“O Peru atrai públicos diversos: desde os mais jovens, motivados pela aventura, até viajantes mais experientes, que buscam contato com a história e a natureza com mais profundidade”
Marcelo Silveira, diretor da Skyteam
Além das dicas logísticas – como planejamento prévio, compra antecipada de ingressos, atenção à hidratação e sugestões de câmbio – a Skyteam também sugere que os passageiros incluam passeios alternativos nos roteiros e adquiram seguro viagem.
Soul Traveler
Claiton Balzan, diretor Comercial da Soul Traveler, explica que há uma tendência crescente entre os viajantes de buscar experiências que vão além do Turismo tradicional. A ideia de agregar vivências culturais, gastronômicas e de contato com a natureza tem moldado o perfil das viagens oferecidas.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Nesse contexto, embora Machu Picchu siga sendo o principal atrativo para os brasileiros, a Amazônia peruana — com destinos como Puerto Maldonado e Iquitos — vem ganhando destaque.
“Quanto às preocupações comuns entre os turistas, a altitude costuma não ser um fator limitante, especialmente com o roteiro bem planejado. Em relação à segurança, o Peru é percebido como um destino confiável, o que reforça a escolha dos brasileiros, que se sentem seguros ao viajar pelo país”
Claiton Balzan, diretor Comercial da Soul Traveler
Balzan ainda explica que, entre as recomendações logísticas, a Soul Traveler orienta seus clientes a priorizarem voos diretos e sempre incluírem ao menos uma noite de descanso em Lima, tanto na chegada quanto na saída da viagem. Além disso, sugere que as hospedagens sejam escolhidas estrategicamente, com localização privilegiada que facilite o acesso aos principais pontos turísticos.
TGK Travel
O Peru tem se posicionado como um destino de luxo na TGK. A operadora oferece pacotes de alto padrão, incluindo roteiros com hospedagens em hotéis renomados, como os da rede Belmond, e viagens a bordo de trens de luxo como o Belmond Hiram Bingham e o Andean Explorer.
PANROTAS / Beatriz Contelli
Gabriel Viana, analista de Produtos da TGK, compartilha que esses itinerários são desenhados com curadoria especializada, priorizando serviços privativos e vivências culturais imersivas. Para clientes que preferem opções mais econômicas, também é possível garantir experiências de alto nível em grupos reduzidos, mantendo a qualidade do atendimento.
“Desde o período pós pandemia notamos um aumento significativo na busca por experiências que promovem conexão com a natureza e propósito na viagem. Temos investido em produtos de Turismo regenerativo e sustentável, alinhando o luxo a práticas conscientes e experiências imersivas, que conectam o viajante ao território, à cultura local e ao meio ambiente”
Gabriel Viana, analista de Produtos da TGK Travel
As regiões mais procuradas continuam sendo Lima, Cusco e Machu Picchu, mas há uma crescente demanda por destinos no sul do país, como Arequipa, o cânion de Colca, Puno e a região de Titilaka. A operadora também oferece pacotes gastronômicos e com vivências comunitárias. Os viajantes têm a possibilidade de jantar com chefs premiados e visitar comunidades locais.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/operadoras/2025/06/operadoras-brasileiras-revelam-os-destinos-mais-vendidos-e-tendencias-do-turismo-peruano_218989.html