Senado dos EUA aprova corte no orçamento do Brand USA

Pixabay

Votação foi acirrada, com empate entre os senadores, e acabou decidida pelo voto de minerva do vice-presidente JD Vance, em um placar de 51 a 50

Após propor, o Senado dos Estados Unidos aprovou nesta terça-feira (1) um projeto de orçamento que reduz drasticamente os recursos federais destinados ao Brand USA, órgão responsável pela promoção dos EUA no Exterior, mesmo após pressão dos destinos e do próprio US Travel Association.

A verba, que antes era de até US$ 100 milhões por ano em fundos equivalentes, cairá para apenas US$ 20 milhões no ano fiscal de 2026, ou seja, uma queda de 80%, caso a proposta avance na Câmara dos Deputados. No Senado, a votação foi acirrada, com empate entre os senadores, e acabou decidida pelo voto de minerva do vice-presidente JD Vance, em um placar de 51 a 50.

“Gostaria de agradecer aos destinos e segmentos da indústria norte-americana pelo apoio e pela força que estamos recebendo desde então, em um momento em que o Turismo dos EUA chega a representar US$ 2,9 trilhões para a economia norte-americana”

Fred Dixon, CEO do Brand USA, durante o IPW 2025

O corte foi inserido durante a tramitação do chamado “One Big Beautiful Bill Act”, originalmente proposto pela Casa Branca com financiamento integral para o Brand USA. Porém, em junho, durante processo de reconciliação orçamentária, a Comissão de Comércio, Ciência e Transporte do Senado incluiu a redução de verbas.

Além do corte projetado, o Brand USA enfrenta uma crise adicional: a organização não recebe aportes federais desde janeiro, segundo fonte próxima à U.S. Travel Association, o que compromete diretamente os planos da entidade, que se prepara para lançar a campanha internacional “America the Beautiful” em agosto. O projeto deve ser iniciado em menor escala do que o previsto originalmente.

“O Brand USA desempenha um papel fundamental para o setor. Temos alguns desafios agora, quando se trata do financiamento do órgão. Mas ativamos o setor, pedimos que se engajassem em nome do BrandUSA. O setor está engajado de uma forma que nunca vimos antes. É fantástico ver, e estou muito otimista sobre o que vamos conseguir com o Brand USA. Isso não significa que não teremos alguns questionamentos pertinentes ao longo do caminho, mas Fred (Dixon, CEO do Brand USA) e eu estamos trabalhando muito próximos”

Geoff Freeman, CEO do US Travel, ao Portal PANROTAS

Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/destinos/2025/07/senado-dos-eua-aprova-corte-drastico-no-orcamento-da-brand-usa-proposta-vai-a-camara_219104.html