Divulgação/SkyTeam
A SkyTeam Alliance celebra seu 25º aniversário neste mês de junho, reforçando a sua missão compartilhada de melhorar as viagens globais. Fundada por quatro companhias aéreas em 2000, a aliança agora conta com 18 membros e conecta mais de 945 destinos em 145 países.
Ao entrar em seu próximo capítulo, a SkyTeam está focada em transformação digital, inovação na experiência do cliente e aceleração de esforços de sustentabilidade em toda a sua rede.
Desde a sua fundação, a SkyTeam tem como objetivo colocar os clientes no centro da aliança. Com 235 milhões de membros em programas de fidelidade combinados, a aliança realiza iniciativas conjuntas, que vão de salas VIP compartilhadas e serviços SkyPriority até transferências interline e resgate de milhas.
Lançamentos da SkyTeam nos últimos 25 anos
Nos últimos 25 anos, a SkyTeam lançou diversos serviços e ações para atender às necessidades dos clientes. Veja algumas delas:
- Lançou o check-in integrado, viabilizado pelo SkyTeam Digital Spine, permitindo aos viajantes fazer check-in para itinerários com várias companhias pelo app ou site preferido;
- Desenvolveu ferramentas digitais como a Calculadora de Bagagem de Mão, para melhorar e simplificar a jornada do cliente;
- Implementou serviços padronizados de prioridade nos aeroportos com o SkyPriority, disponível em mais de 900 aeroportos;
- Introduziu benefícios de fidelidade recíprocos e aprimorados por meio das categorias SkyTeam Elite e Elite Plus;
- Expandiu o acesso a salas VIP para mais de 750 locais para clientes elegíveis, incluindo lounges próprios da SkyTeam em Dubai, Santiago, Sydney e Vancouver;
- Lançou o The Aviation Challenge, uma iniciativa para acelerar a aviação sustentável, reunindo mais de 27 participantes do setor desde sua criação;
- A SkyTeam também apoiou a campanha 25by2025 da Iata para combater a desigualdade de gênero na aviação e, recentemente, emitiu uma Declaração Contra o Tráfico de Pessoas, adotando uma posição unificada contra esse crime global.
“O sucesso da SkyTeam está na força de suas parcerias e em uma visão compartilhada de colocar o cliente no centro da experiência de viagem”, afirma Andrés Conesa, presidente da SkyTeam e CEO da Aeroméxico, uma das quatro companhias fundadoras da aliança. “Nas últimas duas décadas, tive o privilégio de ver a SkyTeam crescer em uma rede verdadeiramente global, expandindo nosso alcance, aprofundando colaborações e melhorando a jornada de milhões de clientes em todo o mundo.”
“Esse marco de 25 anos não é apenas uma reflexão sobre nossas conquistas. É também um catalisador para o futuro”, complementa Patrick Roux, CEO da SkyTeam. “Junto com nossos membros, estamos construindo a próxima geração de experiências de viagem – mais inteligentes, mais integradas e mais responsáveis; um ecossistema conectado que coloca o cliente no controle, não importa quantas companhias estejam envolvidas.”
Objetivos da SkyTeam para o futuro
Com novos membros como a Virgin Atlantic e a SAS se juntando à aliança, a SkyTeam visa moldar o futuro das viagens por meio de investimentos contínuos em tecnologia compartilhada e inovação em fidelidade, com o objetivo de criar uma experiência mais fluida para o cliente. Entre os objetivos da aliança, estão:
- Viabilizar viagens intermodais por meio de parcerias com a Eurostar e a Trenitalia, criando conexões entre o transporte aéreo e ferroviário;
- Avançar nas capacidades digitais, incluindo check-in integrado entre companhias da aliança, rastreamento de bagagem em tempo real e experiências de fidelidade integradas.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/06/skyteam-alliance-celebra-25-anos-com-foco-em-transformacao-digital_218766.html