São Paulo conta agora com um guia de turismo judaico que destaca mais de 50 atrativos de referência, de cultura e de tradições judaicas espalhadas pelo estado. Entre as indicações, o material conta com atrações culturais, restaurantes, espaços históricos, empórios, museus e cemitérios.
Dirigido à comunidade judaica e aos interessados no turismo judaico, o “Guia Turístico Judaico” foca em endereços na capital paulista, mas também apresenta empreendimentos em outras cidades, como São Roque, Cubatão e Embu das Artes.
O guia foi lançado no fim de março pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com a Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp), com o Memorial do Holocausto e com o Museu Judaico de São Paulo.
Indicações do guia
Todos os empreendimentos que fazem parte do guia possuem uma breve explicação e contam com endereço e redes sociais.
Em São Paulo, aparecem entre os atrativos culturais museus como a Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, o Museu e Ateliê Lasar Segall, na Vila Mariana, e o centro Unibes Cultural, na Oscar Freire, além do Museu Judaico e do Memorial do Holocausto.
Entre as dicas gastronômicas, constam nomes como Z Deli Restaurante & Delicatessen, Shoshana Delishop, Smokedeli, Pinati e Shuk Falafel & Kebabs.
Fora da capital paulista aparecem atrativos como o Bosque de Israel, em São Roque, que fica dentro do Centro Cultural Brasital e possui 73 oliveiras e romãzeiras plantadas. O guia ainda destaca o Cemitério Israelita de Cubatão, na Baixada Santista, e o Cemitério Israelita Embu/Museu Aberto, em Embu das Artes.
O guia pode ser baixado e visualizado na íntegra por meio deste link, com versão em português e em hebraico.
O material faz parte do Programa de Turismo Religioso Paulista, que já lançou publicações que destacam destinos com atrativos evangélicos, católicos e monumentos de Cristo no interior e no litoral do estado.
Restaurante no Parque Ibirapuera oferece pausa em meio ao caos urbano
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/viagemegastronomia/viagem/sp-ganha-guia-turistico-com-atrativos-culturais-e-gastronomicos-judaicos/