Reuters
A Argentina anunciou a eliminação total dos impostos de importação sobre eletrônicos como celulares, televisores e consoles de videogame. A medida, que será aplicada em duas fases, promete derrubar os preços de produtos como iPhones, notebooks, smartwatches e TVs em até 30%, tornando o mercado argentino um dos mais competitivos da América do Sul para esse tipo de produto.
Segundo o comunicado oficial do governo nacional, as tarifas sobre celulares importados, atualmente em 16%, serão reduzidas para 8% assim que o decreto for publicado — o que deve acontecer nos próximos dias — e zeradas completamente a partir de 15 de janeiro de 2026.
Além disso, o governo de Javier Milei também vai cortar os impostos internos: a alíquota que hoje é de 19% cairá pela metade (para 9,5%) no caso de celulares, televisores e aparelhos de ar-condicionado importados. Para os produtos fabricados na Terra do Fogo, tradicional polo industrial argentino, a alíquota cairá de 9,5% para zero. Consoles de videogame também entram na lista, com a tarifa de importação caindo de 35% para 20%.
A expectativa é de que a redução estimule a concorrência, aumente a variedade de modelos disponíveis e melhore a qualidade dos produtos oferecidos. A queda nos preços também visa combater problemas como o contrabando, o roubo de celulares e o acesso limitado a tecnologias essenciais para educação e trabalho.
Outro ponto importante da medida será a liberação do serviço de courier (envio expresso) entre a zona aduaneira especial e o restante do país, facilitando a logística e permitindo que o consumidor final tenha acesso mais fácil a produtos com preços reduzidos.
A decisão, conforme espera o governo local, deve aquecer o comércio na região, inclusive com reflexos no Brasil. Com a queda nos preços, cidades argentinas próximas à fronteira — como Puerto Iguazú e Paso de los Libres — podem se tornar polos de compras para brasileiros, repetindo um movimento já visto com outros produtos nos últimos anos.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/economia-e-politica/2025/07/turismo-de-compras-governo-da-argentina-corta-impostos-de-eletronicos_219176.html