Booking.com_GettyImages
Neste Mês do Orgulho, a Booking.com celebra um marco no Turismo inclusivo no Brasil: o País já conta com 5.749 acomodações com o selo Travel Proud, o que significa um crescimento de 125% em relação ao ano passado.
O número posiciona o Brasil como o sexto país com mais acomodações Travel Proud em todo o mundo – atrás apenas de Itália, Dinamarca, Espanha, França e Estados Unidos -, sendo líder na América Latina. O crescimento acelerado no Brasil mostra como o país vem se consolidando como um polo de hospitalidade inclusiva no cenário global.
Lançado em 2021, o programa Travel Proud tem como objetivo ajudar viajantes LGBTQ+ a planejar suas jornadas com mais confiança e acolhimento. O programa oferece treinamento gratuito em hospitalidade inclusiva para parceiros de acomodação, promovendo a conscientização sobre os desafios enfrentados por viajantes LGBTQ+ e incentivando práticas que proporcionem experiências mais acolhedoras.
Acomodações mais inclusivas
Em apenas quatro anos, o programa já alcança mais de 100 mil acomodações Travel Proud globalmente, em mais de 150 países e em 16 mil destinos – número que aumentou 49% em comparação com o ano passado. Os números mostram que as acomodações parceiras em todo o mundo têm mostrado o compromisso em ser mais inclusivas com hóspedes, em meio a um cenário global complexo.
Para viajantes LGBTQ+, isso significa que 100 mil estadas estão comprometidas não apenas em celebrar a diversidade, mas também em garantir um ambiente seguro e inclusivo.
Uma pesquisa da Booking.com apontou que 75% dos viajantes brasileiros da comunidade LGBTQ+ consideram a possibilidade de serem autênticos enquanto viajam como um fator decisivo na escolha de um destino, e 60% afirmaram que fazer parte da comunidade influencia no planejamento das viagens.
A presença crescente de acomodações comprometidas com a hospitalidade inclusiva é, portanto, essencial. Não por acaso, 82% das pessoas LGBTQ+ do Brasil dizem se sentir mais confortáveis nas viagens ao notar avanços em inclusão no setor de Turismo. Isso representa um aumento em relação às 67 mil acomodações Travel Proud na Booking.com em junho de 2024.
Metodologia do estudo
A pesquisa foi encomendada pela Booking.com e realizada de forma independente com uma amostra de 11.469 viajantes LGBTQ+ de 27 países e territórios. Os participantes LGBTQ+ se identificaram em dados demográficos, como sexo, gênero e orientação sexual. Para participar dessa pesquisa, os entrevistados também tiveram que ter viajado a lazer nos últimos 12 meses. A pesquisa foi realizada on-line em abril e maio de 2024.
Fonte: https://www.panrotas.com.br/mercado/diversidade/2025/06/turismo-lgbtq-brasil-e-lider-em-acomodacoes-com-selo-travel-proud-na-america-latina_218931.html