Vacinação de crianças em Fortaleza: mutirão de cadastramento começa na sexta-feira (14) | Portal GCMAIS

COVID-19 Vacinação de crianças em Fortaleza: mutirão de cadastramento começa na sexta-feira (14) A secretária da Saúde de Fortaleza reforçou a importância que os pais e responsáveis realizem o cadastro no Saúde Digital REDAÇÃO GCMAIS Postado em 13 de janeiro de 2022 Compartilhe: Foto: Prefeitura de Fortaleza

Fortaleza inicia a partir da sexta-feira (14) mutirão de cadastramento para vacinação contra a Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. “Vamos começar com um mutirão de cadastramento em Fortaleza. Atualmente, temos a estimativa de 283.806 crianças disponíveis para receber a vacina. Desses, já temos cadastradas 55.617. Boa parte desse público aqui está na nossa rede municipal de Educação. Por isso que estamos juntos com outras secretarias”, explicou Nogueira.

Vacinação de crianças em Fortaleza

“A partir de amanhã (sexta), nós estaremos iniciando esse cadastramento em diversas localidades aqui de Fortaleza”, destacou. O atendimentoi vai ocorrer de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. As doze secretarias regionais, os quatro Centros Urbanos de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (Cucas), o Centro Cultural do Canindezinho, os 27 Centros de Referência da Assistência Social (Cras), os três Centro de Cidadania e Direitos Humanos, os quatro terminais de ônibus (Messejana, Papicu, Antonio Bezerra e Parangaba) e a Pracinha da Cultura do Ancuri são os pontos organizados pela gestão municipal, informou o prefeito Sarto Nogueira (PDT).

A secretária da Saúde de Fortaleza, Ana Stela Leite, reforçou a importância que os pais e responsáveis realizem o cadastro no Saúde Digital para receber a aplicação de vacinas contra a Covid-19. “Iniciaremos pela faixa etária de 11 e decrescendo até chegar aos 5 anos”, explicou. A informação foi repassada em transmissão nas redes sociais nesta quinta-feira (13).

. A informação foi publicada pelo governador Camilo Santana, na manhã desta quinta-feira, através das redes sociais. Segundo o chefe do Executivo estadual, o Ceará já superou a marca de 180 mil crianças entre 5 e 11 anos cadastradas no sistema de vacinação da Secretaria da Saúde.

“Bom dia a todas e a todos! Superamos hoje as 180 mil crianças entre 5 e 11 anos cadastradas no sistema de vacinação da Secretaria da Saúde. No total, são mais de 183 mil cadastros realizados, de um total de 904 mil em todo o estado. Reitero a importância de os pais ou responsáveis realizarem o cadastro o quanto antes na página vacinacaocovid.saude.ce.gov.br. As vacinas pediátricas da Pfizer devem chegar amanhã cedo ao Ceará e a imunização das nossas crianças será iniciada até este fim de semana. Juntos vamos superar essa pandemia!”, disse o governador.

Leia mais |

Vacinas pediátricas chegam ao Brasil

O primeiro lote da vacinas para crianças da Pfizer, com 1,2 milhão de doses, chegou ao Brasil nesta quinta-feira (13). O imunizante será aplicado no público de 5 a 11 anos, que foi incluído no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

O lote desembarcou por volta das 4h40, no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A distribuição das doses por estado e Distrito Federal, coordenada pelo Ministério da Saúde, seguirá o critério populacional, de acordo com a faixa etária.

A vacinação de crianças não será obrigatória no Brasil, diferentemente de todas as outras imunizações infantis previstas pelo PNI (Programa Nacional de Imunização). Caberá aos pais ou responsáveis dar o aval para a aplicação. O intervalo entre uma aplicação e a outra será de oito semanas.

Apesar de manter nas mãos dos pais a decisão de vacinar ou não as crianças, o Ministério da Saúde voltou atrás em relação à cobrança da prescrição médica como condicionante para a aplicação.

A dose da vacina que será aplicada nas crianças equivale a um terço da usada nos adultos. O imunizante poderá ser armazenado por dez semanas a uma temperatura de 2°C a 8°C. A vacina aplicada em pessoas acima de 12 anos pode ser guardada por quatro semanas após o descongelamento. O frasco do imunizante pediátrico é de cor laranja, enquanto o de adultos é roxo.

Fonte: gcmais.com.br/noticias/fortaleza/2022/01/13/vacinacao-de-criancas-em-fortaleza-mutirao-de-cadastramento-comeca-na-sexta-feira-14