Verifique uma notícia antes de divulgá-la

 

Foto: google imagens/UTFPR

Você verifica uma notícia antes de espalhá-la? Por que você precisa disso?

É muito preocupante que as notícias que recebemos hoje em dia sejam cobertas de açúcar ou imprecisas. As histórias são moldadas para obter mais avaliações ou visualizações, mas as pessoas fecham os olhos quando surge a necessidade de verificar as notícias. As pessoas não sabem por que é necessário verificar as notícias e como verificá-lo. A liberdade de pensamento e expressão é garantida pelas redes sociais a todas as pessoas ao redor do mundo; infelizmente, essa liberdade está resultando em desinformação generalizada. As pessoas que publicam não pensam nas consequências e as pessoas que não verificam resultam em falsas crenças.

Você verifica as notícias antes de compartilhar?

À medida que a ampla gama de mídias sociais expandiu a escala de informações, tornou-se uma rotina interagir com informações enganosas. As pessoas divulgam suas opiniões pessoais como parte de fatos e notícias. Essas informações podem prejudicar um ser humano de uma maneira diferente. Portanto, nesta era de informação e mídia de massa, tornou-se uma tarefa eminente investigar as notícias antes de compartilhá-las com familiares e amigos. Porque compartilhar essas notícias não apenas afeta sua originalidade, mas prejudica os sentimentos e crenças dos outros. É necessário verificar as notícias antes de publicar. Sempre verifique o histórico das notícias e verifique a originalidade das notícias. As pessoas estão usando uma série de ferramentas inúteis na verificação de fatos.

Vamos discutir as maneiras inteligentes de verificar a autenticidade das notícias.

É necessário verificar de onde vem a notícia. Muitas organizações falsas tentam desenvolver logotipos e nomes de empresas falsos que se assemelham a organizações autênticas. Portanto, é uma tarefa essencial pesquisar os sites fonte e original. Algumas técnicas, tais como ajudar a encontrar a fonte original. Você pode verificar a fonte por simples pesquisar por imagem. Este pesquisa por foto método facilitou a verificação do endereço do site. Confirme a grafia e os nomes das extensões para verificar a fonte.

 É a parte mais rigorosa da verificação de qualquer informação para analisar as notícias. Faça várias perguntas a você mesmo, como se a notícia vem de uma pessoa autêntica, se a história contém palavras convincentes ou se a notícia tem algum tipo de retórica. O leitor precisa analisar cada detalhe das notícias. Recentemente, muitas histórias falsas foram espalhadas relacionadas à vacina. Felizmente, análises de uma fonte autêntica como a OMS resolveram a confusão. Portanto, é necessário analisar as informações com a pesquisa adequada antes de compartilhá-la com outras pessoas.

 Se você interage com as notícias nas redes sociais, verifique outras editoras de notícias por meio de busca de imagens. As notícias provenientes de fontes autênticas, como The Economist e Forbes, levam a informações autênticas e você pode compartilhar essas informações com seus amigos com segurança. Mas as notícias de outras fontes não autênticas devem ser evitadas e o compartilhamento dessas notícias deve ser proibido.

Por que você precisa verificar as notícias?

A verificação das notícias tem sido essencial nessa nova veiculação da mídia e da internet. Como o mundo em que vivemos se tornou uma aldeia global, um pequeno conjunto de opiniões e fatos se espalhou mais rápido do que antes e afeta as massas. O problema surge quando a desinformação é espalhada e as pessoas costumam acreditar nela. A seguir estão alguns motivos importantes para verificar as informações:

Nas redes sociais, é a tarefa do dia a dia onde você se depara com notícias que atingem crenças extremistas e ideologias religiosas. As nações são patrióticas em relação ao seu país e informações falsas sobre o seu país, onde o nome de nações opostas são mencionados, resulta em extremismo e ódio. O mesmo acontece com marcas favoritas, celebridades, questões religiosas. Encontramos comentários e discussões em que as pessoas brigam por notícias falsas e desinformação.

desinformação resulta em um aumento das falsas crenças. As pessoas começam a acreditar nas informações com as quais estão interagindo. Eles não saem de sua zona de conforto para verificar a originalidade da notícia e compartilhar a notícia com os amigos. Essa desinformação específica prejudica a crença das pessoas e resulta em preconceitos em suas escolhas.

quando notícias falsas são reveladas, elas ferem as emoções das pessoas. Em certas situações, as notícias falsas tornam-se fonte de sentimentos crescentes e acessos de raiva. Em outras situações, as notícias falsas tornam-se fonte de alegria. Depois de divulgar as notícias falsas e falsas, as pessoas experimentam desespero emocional. Portanto, a verificação de fatos desempenha um papel essencial em tais situações.

Conclusão:

Para concluir, verificações de informações generalizadas são essenciais para resolver a confusão disseminada por informações enganosas. Você pode orientar outras pessoas para verificar as notícias a partir de ferramentas úteis de verificação de fatos disponíveis. Antes de colocar outras pessoas em perigo, é necessário realizar pesquisas extensas sobre a informação com a qual você interagiu.

    Fonte: portalvarada.com/artigos/verifique-uma-noticia-antes-de-divulga-la