Guaíba volta a bater marca histórica de 1941, e pode retornar aos 5,30m

Foto: Ricardo Stuckert/PR/Arquivo

O nível do Lago Guaíba voltou a superar o recorde histórico de 4,76 metros que durava desde 1941, e atingiu 4,90 metros, às 10h da manhã desta segunda-feira (13), após um fim de semana de retorno de chuvas intensas nos rios abastecem o que desembocam na Região Metropolitana de Porto Alegre. Segundo a prefeitura da capital gaúcha, a tendência é de o Guaíba seguir subindo e superar 5,30 metros, até quarta (15). O que é bem próximo da nova marca recorde de 5,33 metros, batida na semana passada.

O Guaíba subiu 27 cm desde a manhã de ontem. E inunda bairros e o Centro Histórico da capital do Rio Grande do Sul, no desastre já considerado a maior catástrofe climática do Brasil, com 147 mortos e mais de 2,1 milhão de afetados, em 90% das cidades gaúchas.

O recorde histórico de 4,76 metros no nível do Lago Guaíba foi quebrado na noite de 3 maio, após 83 anos da maior enchente do estado. A cota de inundação é de 3 metros.

Além de deixar tirar milhares de cidadãos de Porto Alegre de suas casas, a cheia interdita o Aeroporto Internacional Salgado Filho, e já tem 14.632 pessoas acolhidas em 162 abrigos na capital gaúcha. O abastecimento de água potável também foi interrompido mais de 60 bairros de Porto Alegre, que viveu racionamento e cujas equipes do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) trabalham para retomar a operação no Sistema Moinhos de Vento, o único que ainda estava desligado, nesta segunda. As estações Belém Novo, Menino Deus, Tristeza e São João garantem o abastecimento na maior parte da Capital.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/csa-brasil/guaiba-volta-a-bater-marca-historica-de-1941-e-pode-retornar-aos-5m