Coberto por ar poluído, São Paulo aumenta estoque de medicamentos

O Governo de São Paulo anunciou, nesta terça-feira (11), novas medidas para assegurar o abastecimento de medicamentos e insumos essenciais, como oxigênio, nas unidades de saúde, em resposta ao agravamento do cenário de tempo seco, alta ocorrência de incêndios e piora na qualidade do ar.

A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a aquisição desses materiais e intensificou as orientações à população e mantém a vigilância contínua dos estoques e insumos em todas as unidades de saúde para garantir o abastecimento.

Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), as condições meteorológicas são piores, desde o início das medições da empresa em 1985.

“É fundamental que pessoas já diagnosticadas com problemas respiratórios não deixem de seguir as orientações indicadas pelo seu médico”, destacou Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

Todas as faixas etárias devem redobrar os cuidados, com atenção especial para idosos, gestantes e crianças, que precisam aumentar o consumo de água, assim como lactantes de bebês em amamentação exclusiva. Pacientes com doenças crônicas devem manter rigorosamente seus tratamentos.

Medidas recomendadas pelo governo para proteção da saúde

  • Aumentar o consumo de água e líquidos! Gestantes, lactantes idosos e crianças precisam ingerir água com frequência;
  • Doentes crônicos com prescrição médica de uso contínuo de “bombinha”, devem manter o tratamento indicado; quem possui indicação médica de uso em momentos de crise, deve iniciar o uso preventivo;
  • Manter a umidade e temperatura dentro de casa, por meio de baldes e bacias com água, ou umidificadores e climatizadores, que devem ser higienizados regularmente;
  • Manter portas e janelas fechadas, para reduzir a entrada de partículas;
  • Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é de, quando sair de casa, utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/coberto-por-ar-poluido-sao-paulo-aumenta-estoque-de-medicamentos/