Fotos: Raiane Lobão –
O ato “Onça Rainha” é uma performance mágica, que resgata temas universais de companheirismo, defesa da natureza e amizade, inspirada no clássico mundial “O Rei Leão”
Na última quinta-feira (25/07), o Anfiteatro da Pedra Furada, no deslumbrante Parque Nacional da Serra da Capivara, foi palco para o início do espetáculo “Ópera Serra da Capivara – Onça Rainha”. Este evento grandioso, que marca a cena cultural do Piauí, promete encantar o público com uma mistura envolvente de projeções gráficas e holografia em três dias de evento.
O ato “Onça Rainha” é uma performance mágica, que resgata temas universais de companheirismo, defesa da natureza e amizade, inspirada no clássico mundial “O Rei Leão”. Com uma poética homenagem à mulher, ao feminino e à terra. A Ópera da Serra da Capivara é enriquecida pelas performances de talentosos bailarinos da Escola Estadual de Dança Lenir Argento, São Paulo e Curitiba, acompanhados por uma orquestra armorial.
Sádia Castro, diretora geral da Ópera da Serra, também ressaltou a importância do evento. “É uma alegria muito grande a gente se encontrar nesse momento aqui, começando o Festival Ópera da Serra da Capivara, propriamente dito, e é uma alegria enorme a gente ver como as pessoas gostaram do festival, como as pessoas entenderam a mensagem do festival. Então, esse evento é um espetáculo que tem diversas linguagens artistas, diversos artistas no palco, só alegria nesse momento, só agradecimento às pessoas que vieram, às pessoas que apoiaram e à natureza, que nos recebe aqui sempre com muita alegria”, pontuou Sádia Castro.
A atriz Silmara Silva, que protagoniza o ato “Onça Rainha”, compartilhou sua emoção em participar do evento. “Eu estou muito feliz pelo convite. Já tem alguns anos que eu dedico a minha vida ao teatro. E receber esse convite, para mim, foi um presente do universo, um presente dos deuses, porque é a primeira vez que eu estou me apresentando a céu aberto. E que bom que é aqui na Pedra Furada, onde tem uma energia fora do comum, que me ajudou muito a compor essa onça rainha. E é minha terra, que é São Raimundo Nonato, do estado do Piauí, e que tanto nos alegra com toda essa cultura, com toda essa beleza natural. Que cenário lindo com o qual a gente se apresentou! Eu estou muito, muito realizada! E amanhã e depois tem mais”, disse Silmara Silva.
No encerramento das apresentações do primeiro dia, a renomada artista Lia de Itamaracá subiu ao palco. Patrimônio vivo de Pernambuco, Lia é uma das principais representantes da ciranda, cuja música e dança celebram a rica cultura e identidade afro-brasileira.
Foto: Raiane Lobão
Hoje (26), a programação começa às 19h, com mais uma apresentação inédita do espetáculo “Onça Rainha – O Ato”. Às 21h, Xênia França, vencedora do Grammy Latino no ano passado, encerra a noite com sua performance.
A Ópera da Serra da Capivara é uma realização da Casa da Ópera e conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Equatorial Piauí, através da Lei Rouanet.