A cartunista Laerte, 73, assim como Angeli, 68, marcaram não apenas as charges e indústria gráfica brasileira, mas retrataram a cidade de São Paulo e personagens tipicamente paulistanos e brasileiros de uma maneira que é referência até os dias de hoje. Em conversa com a CNN, ela avaliou o impacto do amigo que criou personagens como Rê Bordosa, que completa 40 anos em 2024.
“Eu me vejo como participante de um movimento que tem origem no Angeli de identificação e criação de marcas de cultura popular, de histórias, personagens e situações que ele fez”, descreveu Laerte, ao avaliar que a importância de Angeli é maior que a sua para os quadrinhos .
Essa identidade, segundo Laerte, fez com que Angeli criasse o universo do Chiclete com Banana e uma linguagem de charge na Folha com uma linguagem que só ele sabia. “O tamanho da importância do Angeli é gigantesco”, resumiu a cartunista.
Entre a obra do amigo, a artista Laerte gosta dos personagens Meiaoito e Nanico, que são retratados juntos por Angeli. Os dois são revolucionários e o cartunista os usava para fazer humor ao mesmo tempo que retratava o movimento de esquerda na década de 1980.
“Eu gosto muito [deles]”, respondeu Laerte ao ser questionada pela CNN quais seriam seus personagens favoritos do amigo, que relatou ter uma relação pessoal pois ela própria se envolveu com o movimento de esquerda e chegou a mostrar para Angeli os relatórios que fazia. “Acho que o Angeli viu um pouco disso na criação do Meiaoito e do Nanico. (…) Acho que é uma criação muito bem-humorada e uma visão muito interessante do que se passou.”
Parceria, duas semanas de trabalho e o resultado em livro “livre e aberto”
Contemporâneos, a última parceria ente Laerte e Angeli foi a coletânea “Baiacu” (2017).
Segundo a sinopse da obra, “os artistas trabalharam juntos para conceber e criar uma obra livre e aberta que experimenta com a linguagem das HQs, da poesia, da prosa e da fotografia” durante duas semanas que ficaram reunidos na residência na Casa do Sol, onde o Instituto Hilda Hilst está sediado.
- Título: “Baiacu”.
- Autora: Laerte e Angeli.
- Editora: Todavia.
- Número de páginas: 320.
- Ano da publicação: 2017.
Perguntada sobre novas parcerias que poderiam ser lançadas – feitas previamente, ao considerar a aposentadoria de Angeli – Laerte respondeu que não tem nada guardado.
Angeli se aposentou em em abril de 2022, após 51 anos de carreira. A decisão foi tomada após ele ter recebido diagnóstico de afasia, uma doença neurodegenerativa que afeta comunicação oral e escrita.
O último projeto dos dois juntos, no entanto, foi no audiovisual. O filme “Bob Cuspe – Nós Não Gostamos de Gente” (2021), baseado no personagem Bob Cuspe criado por Angeli, representa criador e criatura em stop-motion em um filme funk com participações especiais, incluindo a de Laerte – que dubla a si mesma na obra.
“Eu fiquei honrada com a minha participação lá e achei muito legal os bonecos, em especial a boneca que me representa no filme”, falou Laerte à CNN. “Eu fiquei emocionada de botar a voz e ver aquela boneca criar uma espécie de alma minha. Fiquei muito contente.”
Laerte integra grupo que participará de festa para celebrar Rê Bordosa e arrecadar fundos para Angeli
Para comemorar os 40 anos de Rê Bordosa, os amigos de Angeli – incluindo a cartunista Laerte – organizaram o evento no Museu da Imagem e do Som (MIS) que terá grandes nomes dos quadrinhos, bares, produtos exclusivos para o evento, food trucks e shows de Mario Bortolotto e a banda Saco de Ratos, assim como de Fernanda D’Umbra com a Fábrica de Animais.
Outro ponto será a apresentação das atrizes Grace Gianoukas, Paula Cohen e Camila Turim, que interpretarão Rê Bordosa em uma performance dirigida por Hugo Possolo.
40 Anos de Rê Bordosa – A Festa da Porraloca
Serviço
Data: 30 de novembro.
Horário: das 16h às 21h.
Valores: R$60 (inteira) e R$30 (meia).
Vendas: disponível na bilheteria e online.
Local: MIS Experience.
Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 250, Água Branca.
Mais informações: aqui.
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/laerte-sobre-impacto-nas-charges-sou-de-movimento-que-angeli-criou/