Após viagem aos EUA, Lula deve definir novo nome para o STF

O presidente Lula. Foto: Divulgação

O presidente Lula indicou a auxiliares que pretende definir um novo nome para o Supremo Tribunal Federal após retornar da viagem aos Estados Unidos. A agenda internacional inclui encontro com o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (7), em Washington. Com informações da CNN Brasil.

A decisão ocorre após a rejeição do nome do advogado-geral da União, Jorge Messias, pelo Senado na última semana. O governo avalia os próximos passos antes de formalizar uma nova indicação para a vaga aberta na Corte.

Segundo interlocutores, Lula pretende discutir o futuro de Messias antes de avançar na escolha. Uma das possibilidades em análise é a transferência do atual titular da AGU para o Ministério da Justiça, mantendo-o em evidência política.

O cenário também inclui a perspectiva de uma nova indicação futura, caso o presidente seja reeleito. Nesse contexto, aliados consideram a manutenção de Messias em posição estratégica dentro do governo.

O presidente Lula e o advogado-geral da União, Jorge Messias. Foto: Divulgação

Após retornar ao Brasil, Lula deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para tratar do tema. O encontro busca avaliar o ambiente político e a receptividade a um novo nome para o STF.

O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou que a definição deve ocorrer ainda em maio. A expectativa é que o governo avance na escolha após as conversas com lideranças do Congresso. Atualmente, três nomes são citados nas discussões internas.

Entre eles estão a ministra Simone Tebet, a advogada Carol Proner e a procuradora federal Manuellita Hermes Rosa Oliveira Filha, vinculada à Advocacia-Geral da União. A indicação ao STF depende de aprovação do Senado Federal, o que mantém o governo em diálogo com parlamentares para viabilizar a escolha.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/apos-viagem-aos-eua-lula-deve-definir-novo-nome-para-o-stf/