A possível ida de Jair Bolsonaro (PL) ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, para cumprir o início da pena de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado desencadeou uma disputa política e institucional envolvendo o ministro Alexandre de Moraes, o governador Ibaneis Rocha (MDB), a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o deputado distrital Fábio Felix (PSOL).
A crise começou após a visita de uma chefe de gabinete de Moraes à Papuda, no mês passado, e ganhou força durante o julgamento virtual dos embargos de Bolsonaro no STF, conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.
O gesto acendeu o alerta entre aliados do ex-presidente, que acreditam que ele poderá passar uma “temporada” de pelo menos uma semana na penitenciária antes de obter prisão domiciliar por motivos de saúde. No entorno bolsonarista, a hipótese é tratada como uma tentativa de “humilhação pública” imposta por Moraes.
A movimentação provocou reações nos três Poderes. O governo do Distrito Federal, o Senado e a Câmara Legislativa entraram em campo em meio a trocas de ofícios, visitas e acusações. De um lado, Damares Alves tenta verificar as condições da Papuda; de outro, Fábio Felix acusa o governo Ibaneis de tratar Bolsonaro com privilégios enquanto ignora a precariedade do sistema prisional.
Ibaneis tenta evitar desgaste político
Antes mesmo do julgamento dos embargos, o governador Ibaneis Rocha buscou interlocutores no STF para manifestar preocupação com o impacto político e de segurança de uma possível prisão de Bolsonaro na Papuda.
O secretário de Administração Penitenciária, Wenderson Souza e Teles, chegou a enviar ofício a Moraes pedindo que o ex-presidente fosse “submetido à avaliação médica por equipe especializada” para verificar a compatibilidade com a estrutura de saúde prisional.


Nos bastidores, aliados de Bolsonaro afirmam que Ibaneis teme o desgaste de um eventual agravamento do estado de saúde do ex-presidente na prisão.
“Se Bolsonaro passar mal e morrer lá na Papuda, o governo Ibaneis vai ficar péssimo na foto”, disse um interlocutor. Moraes, porém, rejeitou o pedido em um despacho de quatro linhas, classificando-o como inoportuno.
Damares cita “quadro clínico complexo”
Após a negativa, Damares Alves pediu ao governo do DF autorização para visitar a Papuda e avaliar as condições de infraestrutura. No documento, a senadora afirmou que Bolsonaro “apresenta quadro clínico complexo, decorrente das sequelas do atentado sofrido em 2018”, incluindo múltiplas cirurgias abdominais e crises de obstrução intestinal, refluxo e soluços persistentes.
Ela também citou um relatório do Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, que apontou superlotação de 230%, perda de peso entre internos e restrições de acesso à saúde e à assistência jurídica no presídio.
A Secretaria de Administração Penitenciária informou que “está adotando as tratativas necessárias para a realização da visita”.


Esquerda reage e pede igualdade de tratamento
Enquanto isso, o deputado Fábio Felix, presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, acionou o governo Ibaneis exigindo que o mesmo cuidado com Bolsonaro seja estendido aos mais de 27 mil presos do DF.
O parlamentar pediu avaliação médica completa para todos os detentos e relatórios sobre a “compatibilidade entre as condições de saúde e a assistência médica e nutricional” nas unidades prisionais.
“A falta de atendimento em saúde de milhares de internos do Distrito Federal é um problema gravíssimo, mas essa seletividade do governador entra em choque com princípios que regem o Estado Democrático de Direito, como o da impessoalidade e o tratamento isonômico”, afirmou o deputado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/b/gAcZ1dTRCyS4QBxegmAA/fabiofelix-cldfcarlos-gandra.jpg)
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/T/b/gAcZ1dTRCyS4QBxegmAA/fabiofelix-cldfcarlos-gandra.jpg)
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/bolsonaro-na-papuda-prisao-gera-embate-entre-moraes-ibaneis-damares-e-a-esquerda-no-df/

