O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), reconheceu o resultado das eleições de 2026 mais de 24 horas após a vitória do presidente Lula, mas evitou mencionar o petista em vídeo nas redes sociais. Na gravação, ele afirmou que aceitar o desfecho das urnas não o impediria de criticar o processo eleitoral.
“A eleição passou, mas o país continua fraturado, dividido. E isso exige muita responsabilidade de quem lidera. Reconhecer o resultado não significa calar sobre os excessos”, disse Tarcísio. O governador citou como críticas o que chamou de uso da máquina pública, programas lançados fora do prazo e interferência do Judiciário.
Tarcísio repetiu ao menos seis vezes que “a eleição passou” e sustentou que os episódios mencionados por ele devem deixar lições. Ele não apresentou, no vídeo, provas para as acusações feitas contra a condução da campanha e das instituições.
Sem citar Lula, o governador também criticou a gestão federal. “Não passou o desejo de ministérios com gente técnica e séria, de um governo que corte gastos”, afirmou, acrescentando que as promessas apresentadas durante a disputa “precisam ser examinadas com rigor”.
A eleição passou. O Brasil continua. https://t.co/ANDrCQtaNW
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) October 27, 2026
Tarcísio pede oposição vigilante e cita papel do Congresso
O governador defendeu união e uma “oposição vigilante” depois do resultado. Para ele, a eleição de deputados e senadores da direita impõe ao campo político a responsabilidade de atuar no Congresso durante o novo mandato presidencial.
“O Congresso terá um papel fundamental na pacificação do país, a tão sonhada pacificação, no aperfeiçoamento do sistema político e no funcionamento das instituições, incluindo o Judiciário”, declarou. A fala associa a atuação parlamentar a críticas que ele dirigiu ao sistema político e às cortes.
A gravação de Tarcísio usa imagens de atos da campanha de Flávio Bolsonaro (PL) em São Paulo. O governador atuou como cabo eleitoral do senador depois do primeiro turno, quando conquistou a reeleição no estado com votação recorde, e agradeceu aos eleitores que apoiaram o candidato derrotado.
Tarcísio acompanhou a apuração ao lado de Flávio e se reuniu com ele em Brasília. Aliados do senador disseram que ele deixou o Brasil rumo aos Estados Unidos; diante dos rumores, a Polícia Federal cancelou seus passaportes comum e diplomático após ele não entregar os documentos dentro do prazo fixado pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/de-olho-na-lideranca-da-direita-tarcisio-rifa-flavio-e-reconhece-vitoria-de-lula/

