Fachin deve manter Moraes em caso de Flávio Bolsonaro

Edson Fachin, presidente do Supremo Tribunal Federal. Foto: Reprodução

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, deve rejeitar os pedidos do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) para afastar o ministro Alexandre de Moraes da investigação que apura suspeitas de lavagem de dinheiro envolvendo o parlamentar e o advogado Willer Tomaz.

Integrantes da Corte avaliam que precedentes do STF justificam a permanência de Moraes na relatoria. A expectativa também é que Fachin mantenha a distribuição atual do inquérito, apesar do pedido para transferir o caso ao ministro André Mendonça.

A defesa de Flávio apresentou três petições na sexta (30). Duas foram encaminhadas a Fachin e pedem a mudança de relatoria, além do reconhecimento de impedimento ou suspeição de Moraes; a terceira foi dirigida ao próprio relator.

Nessa última solicitação, os advogados pedem a revogação de medidas cautelares impostas ao senador, como a proibição de contato com Willer Tomaz e a entrega dos passaportes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Foto: Victor Piemonte/STF

Defesa cita conexão com investigação conduzida por Mendonça

Para defender a transferência, os advogados alegam que André Mendonça já conduz apurações relacionadas a Willer Tomaz na Operação Sem Desconto, que investiga fraudes em descontos associativos de aposentados e pensionistas do INSS. A defesa sustenta que essa conexão tornaria Mendonça prevento para analisar o caso.

O pedido de afastamento de Moraes menciona um suposto conflito de interesses. Os advogados afirmam que a investigação envolve uma empresa proprietária de aeronave usada pelo ministro e que teria vínculos com o empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.

A defesa também aponta supostas relações entre essa empresa e o escritório de advocacia de Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro. Para os advogados, as circunstâncias exigiriam o afastamento do relator para preservar a imparcialidade do processo.

Fachin rejeitou em outubro um pedido da defesa de Flávio para declarar o ministro Flávio Dino suspeito em processos relacionados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), às eleições e ao senador. Em março de 2025, o plenário do STF também recusou pedidos de Jair Bolsonaro para afastar Moraes, Dino e Cristiano Zanin do julgamento da tentativa de golpe de Estado.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/fachin-deve-manter-moraes-em-investigacao-que-envolve-flavio-bolsonaro/