Governo Federal desmente fake news de Solange Couto sobre o Bolsa Família

A atriz Solange Couto no BBB26. Foto: Divulgação

O Governo Federal se manifestou nas redes sociais após a repercussão de uma declaração da atriz Solange Couto no “Big Brother Brasil 26”. No programa, a participante associou o Bolsa Família a um suposto incentivo à gravidez precoce.

Em resposta, o perfil oficial do governo negou a afirmação e esclareceu as regras do programa. Segundo a publicação, o Bolsa Família não retira crianças ou adolescentes da escola.

“O Bolsa Família não tira ninguém da escola. Na verdade, filhos menores de 18 anos que não concluíram a educação básica precisam estar matriculados e ter frequência mínima de 75% nas aulas para que o benefício seja pago”, informou o governo.

A declaração de Solange Couto teve ampla circulação nas redes sociais e gerou reações de usuários que contestaram o conteúdo apresentado. Durante uma conversa com outros participantes do reality, a atriz relatou um episódio envolvendo uma adolescente que, segundo ela, teria sido orientada por uma “figura de muito poder” a engravidar para ter acesso ao benefício. “Eu vi, ninguém me contou. Eu estava lá”, afirmou.

Após a repercussão, o governo reiterou que o acesso ao Bolsa Família está condicionado ao cumprimento de exigências na área da educação, entre elas a matrícula e a frequência escolar. As regras do programa têm como objetivo manter crianças e adolescentes na escola.

O governo também citou o programa Pé-de-Meia, voltado a estudantes de baixa renda do ensino médio. A iniciativa prevê apoio financeiro para incentivar a permanência e a conclusão da educação básica, funcionando de forma complementar ao Bolsa Família.

Por fim, o Executivo ressaltou que não há previsão legal de pagamento do benefício com base em número de filhos ou incentivo à gravidez. O repasse está vinculado ao cumprimento de condicionalidades nas áreas de educação e saúde, conforme os critérios estabelecidos pelo programa.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/governo-federal-desmente-fake-news-de-solange-couto-sobre-o-bolsa-familia/