PF apreende sete armas de Mario Frias em operação

Armas de Mário Frias apreendidas pela PF. Foto: reprdoução

A Polícia Federal apreendeu sete armas de fogo registradas em nome do deputado federal Mario Frias (PL-SP) durante buscas em endereços do parlamentar nesta quinta-feira (10). Os agentes encontraram o armamento em local diferente do endereço declarado nos registros.

A PF apontou situação irregular na guarda das armas e vai apurar o possível crime de posse ilegal de arma de fogo. A operação também incluiu buscas relacionadas ao financiamento de “Dark Horse”, filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Frias figura entre os alvos da investigação que examina o repasse de R$ 2 milhões em emendas parlamentares para organizações ligadas à produtora Karina Gama. A Polícia Federal suspeita de desvios de recursos públicos destinados à realização do longa.

Os policiais cumprem 49 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou as medidas, e a operação não prevê mandados de prisão.

Karina Gama e Mário Frias. Foto: reprodução

PF investiga destino de emendas para entidades ligadas à produção

O inquérito tramita no STF sob relatoria de Dino e apura a atuação de uma suposta organização criminosa com agentes públicos e privados. Os investigadores analisam se entidades beneficiadas com emendas direcionaram recursos a empresas subcontratadas de forma irregular.

Entre os alvos estão o Instituto Conhecer Brasil e a Academia Nacional de Cultura, duas organizações não governamentais ligadas a Karina Gama. A produtora não figura individualmente entre os destinatários dos mandados de busca.

“Dark Horse” escalou o ator estadunidense Jim Caviezel para interpretar Bolsonaro. A PF verifica se os valores recebidos pela produtora tiveram origem e destinação compatíveis com os contratos e as justificativas usadas para financiar o filme.

Outro inquérito no STF, relatado pelo ministro André Mendonça, investiga transferências atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro para o fundo Havengate, nos Estados Unidos. A apuração busca rastrear o percurso dos recursos e sua eventual ligação com a produção cinematográfica.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pf-apreende-sete-armas-mario-frias-operacao-filme-bolsonaro/