O prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, falou de Sócrates, craque do Corinthians e da seleção brasileira, em seu programa “The Morning Pitch”.
Com a promessa de preparar os novaiorquinos para o Mundial, ele aproveita o espaço não apenas para atualizações de trânsito e clima, mas para trazer uma reflexão histórica e política do esporte.
Antecipando o aguardado confronto entre Brasil e Marrocos deste sábado (13), Mandani resgatou a memória de um dos maiores ícones do futebol mundial.
“Tenho pensado ultimamente em Sócrates. Não o antigo filósofo grego, mas o maestro do meio-campo brasileiro”, afirmou Mamdani.
Ele relembrou o período em que Sócrates defendeu a seleção e o Corinthians, entre as décadas de 1970 e 1980, contextualizando o ambiente da época.
Enquanto o regime impunha o medo, Sócrates e seus companheiros de equipe decidiram fundar a Democracia Corinthiana, um modelo autogestionário pioneiro no esporte, disse.
“Se você era o atacante estrela ou trabalhava na lavanderia, você tinha o mesmo voto”, ressaltou Mandani, destacando o impacto do movimento enquanto a ditadura perseguia seus cidadãos. O ápice do protesto ocorria quando os jogadores entravam em campo vestindo uniformes com a frase “Eu quero votar para presidente”.
“No Corinthians, o clube que ele capitaneou, Sócrates e seus companheiros de equipe compartilharam o que todos os dias os brasileiros sonhavam: democracia”.
Além do resgate histórico, Mamdani reforçou o compromisso da cidade de Nova York com a logística dos oito jogos que serão sediados na região. Ele reiterou que as agências locais passaram anos se planejando e que a cidade está totalmente preparada para as alterações de tráfego e o fluxo massivo de turistas.
Simplesmente o prefeito de Nova York citando CORINTHIANS, SÓCRATES e DEMOCRACIA CORINTHIANA no discurso de hoje sobre a Copa do Mundo pic.twitter.com/m0kCxpTsal https://t.co/7IQr346h0t
— Atlas 1910 (@Atlas_1910) June 13, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/prefeito-de-nova-york-cita-socrates-e-democracia-corintiana-em-seu-programa-sobre-a-copa/

