Presa pelo 8/1 apanha na cadeia “por ser bolsonarista”

Presídio Feminino de Florianópolis, em Santa Catarina. Foto: Metrópoles

Uma mulher de 62 anos, condenada a 14 anos de prisão por participação nos ataque golpista de 8 de janeiro de 2023, foi agredida dentro do Presídio Feminino Regional de Florianópolis, em Santa Catarina. Identificada como Jucilene Costa do Nascimento, ela teria sido atacada por apoiar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (Sejuri), a briga ocorreu em 4 de agosto, quando outras detentas tomaram conhecimento do motivo da prisão de Jucilene. A agressão resultou em ferimentos no rosto.

As marcas da agressão foram identificadas durante um procedimento de rotina da equipe da unidade e a autora da violência foi trocada de cela. Jucilene recebeu atendimento médico, passou por exame de corpo de delito e registrou boletim de ocorrência.

A direção do presídio afirmou ter tomado todas as providências legais e administrativas cabíveis e a Sejuri, em nota, disse que a bolsonarista “foi imediatamente atendida conforme os protocolos institucionais”.

Bolsonaristas durante o ataque de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Antes do episódio, em maio deste ano, a defesa de Jucilene já havia solicitado a revogação da prisão mediante medidas cautelares. Após a agressão, o pedido foi refeito, mas negado novamente nesta quarta (13).

Jucilene Costa do Nascimento foi presa inicialmente após os atos de 8 de janeiro, ficou detida por sete meses e chegou a ser solta. Ela retornou à prisão em 2024 e cumpre pena há 1 ano e dois meses.

Leia a nota da Sejuri na íntegra:

A custodiada Jucilene Costa do Nascimento foi agredida por outra interna e, após o ocorrido, foi imediatamente atendida conforme os protocolos institucionais, encaminhada para atendimento médico, exame de corpo de delito e registro de boletim de ocorrência contra a agressora, que foi realocada de cela como medida preventiva.

Todas as providências legais e administrativas cabíveis foram adotadas pela direção da unidade. A Sejuri reitera que repudia qualquer forma de violência e atua com rigor e transparência na apuração de todos os fatos.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/presa-pelo-8-1-apanha-na-cadeia-por-ser-bolsonarista/