Quem é Claudio Lottenberg, o médico de Flávio Bolsonaro que levanta suspeitas sobre privatização do SUS

O médico e ex-diretor do Hospital Albert Einstein, Cláudio Lottenberg. Foto: Mathilde Missioneiro/Folhapress

Citado por Flávio Bolsonaro (PL-RJ) no debate da Band neste domingo (18), o médico Claudio Lottenberg, escolhido pelo senador para comandar o Ministério da Saúde caso vença a eleição, já fez duras críticas à condução da pandemia pelo governo de Jair Bolsonaro. O oftalmologista cobrou coordenação nacional e exemplos das autoridades no cumprimento das medidas de prevenção à Covid-19.

Mestre e doutor em Oftalmologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Lottenberg preside a Confederação Israelita do Brasil (Conib), apresenta um programa na Jovem Pan News e foi secretário municipal da Saúde de São Paulo em 2005, na gestão de José Serra. Ele está licenciado das funções de governança no Hospital Israelita Albert Einstein desde setembro, após a indicação para um eventual governo do PL.

Em entrevista ao Globo, publicada em março de 2021, Lottenberg responsabilizou o governo federal pela ausência de uma orientação unificada contra o coronavírus. “Se houve um ente que não criou um clima inspiracional, foi o governo federal”, afirmou. Defensor de máscaras, isolamento social e vacinação, também criticou a falta de exemplos públicos das lideranças.

“Precisávamos de modelos, de orientação. E não vimos uma linguagem única, em caráter nacional. Quer dizer, a utilização de máscara e do álcool gel, que deveria ser um mantra, não aconteceu. É culpa de uma ordem de governança que não soube construir, em um ano, um mínimo de entendimento”, declarou naquela entrevista.

Flávio Bolsonaro
O candidato a presidência Flávio Bolsonaro (PL). Foto: Jean Carniel/Reuters

A relação com o bolsonarismo, porém, antecede as críticas. Lottenberg foi cogitado para substituir Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde em abril de 2020. Em 2021, participou de um jantar com Bolsonaro, a quem descreveu como “simpático, absolutamente predisposto a entender e escutar minhas opiniões sobre o momento atual”. Na ocasião, também elogiou a escolha de Marcelo Queiroga para a pasta.

A indicação por Flávio ocorreu ainda em agosto, durante entrevista à TV Globo. Dias depois, o Einstein anunciou a licença temporária de Lottenberg das atribuições de governança até o encerramento do período eleitoral. A instituição citou suas exigências de neutralidade política e a proibição do uso de recursos para fins políticos.

Mais recentemente, em entrevista publicada em 9 de outubro, o médico adotou outro tom ao ser questionado sobre o negacionismo do governo Bolsonaro. “Eu prefiro deixar isso como capítulo superado. E olhar para frente, aquilo que a gente pode fazer”, afirmou. Lottenberg também disse que não abandonaria seus princípios nem as evidências científicas caso assumisse o ministério.

No debate da Band, Lottenberg foi citado e gerou a suspeita de que sua presença no ministério pode ser um sinal de que os planos de Flávio Bolsonaro possa ser a privatização do SUS, pois o senador do PL falou que quer levar o modelo Einstein para o sistema, ao mesmo tempo em que a equipe econômica que trabalha com seu plano de governo fala em desvincular os recursos da saúde pública do orçamento do governo federal, o que implica entender que com isso não haverá mais um montante mínimo de investimento no sistema.

 

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/quem-e-claudio-lottenberg-o-medico-de-flavio-bolsonaro-que-levanta-suspeitas-sobre-privatizacao-do-sus/