Sob chuva, ato pró-Lula une jovens eleitos e aliados lotam o Largo da Batata

Largo da Batata Lula
Apoiadores do presidente Lula (PT) em ato no Largo da Batata (SP). Foto: Allison Salles/Folhapress

Apoiadores do presidente Lula (PT) se reuniram sob chuva no Largo da Batata, na zona oeste de São Paulo, nesta terça-feira (13), em uma manifestação pela reeleição do petista. O “Ato da Virada” reuniu Fernando Haddad, Simone Tebet, Marina Silva e parlamentares eleitos, com discursos em defesa dos trabalhadores e da mobilização da juventude.

Convocado pelo PT, com apoio de PCdoB, PV, PSOL e Rede, o encontro também teve representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da União Nacional dos Estudantes (UNE). Lula permaneceu em Brasília, onde anunciou pela manhã o programa Prospera MEI, voltado a microempreendedores individuais.

Tebet pediu que os apoiadores permaneçam nas ruas até a eleição e incentivem jovens de 16 a 18 anos e pessoas acima de 70 anos a votar. “Será a melhor idade e a juventude que vai dar a vitória para o presidente Lula”, afirmou.

A deputada federal Sâmia Bomfim (PSOL-SP) destacou a organização de estudantes nas universidades e nos institutos federais. “A nossa capacidade de luta, de mobilização e de organização nas universidades, nas ruas e nos territórios, tem construído um movimento muito bonito”, declarou. Ela também defendeu que a mobilização honre a memória de quem enfrentou a ditadura, das vítimas da pandemia e das mulheres mortas por feminicídio.

Sâmia relacionou a campanha à defesa da liberdade das mulheres, da autonomia financeira e de políticas para mães solo e periféricas. A deputada também reivindicou o fim da escala 6×1 e criticou a interferência estrangeira: “O nosso país não é quintal dos Estados Unidos, o nosso país é soberano, é do povo brasileiro e nós vamos vencer”.

Guilherme Cortez (PSOL), eleito para a Câmara dos Deputados, pediu que os apoiadores transformem a mobilização em trabalho de campanha. “Eu não quero mais ouvir falar de derrotismo, de pessimismo. Quero ouvir gente virando voto, nas ruas e nas redes”, afirmou.

O ato ocorreu dois dias depois da manifestação na avenida Paulista, que contou com a presença de Lula no domingo (11). Na segunda-feira (12), apoiadores também ocuparam a orla de Copacabana, no Rio de Janeiro. Salvador teve mobilização no mesmo dia, enquanto Natal, Belo Horizonte e Recife registraram atos durante o fim de semana.

O calendário de manifestações pró-Lula prevê novos encontros no domingo (18): no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, às 11h; na Praça dos Emancipadores, em Bertioga, às 14h; e na Praça Luís de Camões, em Lisboa, Portugal, às 10h30, no horário local.

Veja imagens do ato:

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/sob-chuva-ato-pro-lula-une-jovens-eleitos-e-aliados-lotam-o-largo-da-batata/