O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou suspeito por foro íntimo e não votará no julgamento que pode decidir pela abertura de uma investigação sobre o ministro Alexandre de Moraes. A Corte analisa nesta terça (15) a validade de um relatório da Polícia Federal que reúne mensagens de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master.
Toffoli disse que tomou a decisão para evitar especulações e preservar o tribunal. “Entendo que, como tenho me manifestado na turma pela suspeição, e reforço, não por me sentir impedido, mas por suspeição de foro íntimo, para preservação da Corte, no ponto de vista de eventuais especulações, eu declaro a minha suspeição para participar desse julgamento, mas não me retirarei”, afirmou.
Apesar de deixar a votação, o ministro informou que continuará na sessão e poderá pedir a palavra durante os debates, se considerar necessário. A suspeição não equivale a impedimento legal, mas afasta o magistrado da decisão no caso.
O ministro Nunes Marques também não participará da análise. Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele afirmou que não se sentia confortável para votar diante da proximidade das eleições e deixou o plenário.
Ministro Dias Toffoli se declara suspeito para participar do julgamento de hoje pic.twitter.com/FJQuOwYN4U
— Fábio Felix 5050 Agora é Federal 🏳️🌈 (@fabiofelixdf) September 15, 2026
As relações entre Toffoli e Vorcaro
A PF investiga suspeitas de que o ministro do STF Dias Toffoli seja o “beneficiário final” ou “proprietário de fato” do fundo de investimento Arleen. De acordo com os relatórios da investigação, o fundo recebeu R$ 35 milhões de Vorcaro.
O fundo Arleen era sócio do resort Tayayá, complexo hoteleiro ligado à família de Toffoli. Posteriormente, as quotas do fundo foram transferidas para um empresário amigo do ministro, e cerca de R$ 34 milhões foram enviados para uma holding nas Ilhas Virgens Britânicas, um conhecido paraíso fiscal. Mensagens obtidas pela PF indicam que Vorcaro monitorava de perto os repasses.
Paralelamente às movimentações financeiras, Toffoli atuou como relator de processos sensíveis no STF que envolviam diretamente os interesses do Banco Master. A defesa do ministro nega qualquer irregularidade, afirmando que Toffoli jamais recebeu valores ilícitos e que ele não possui nenhuma relação de intimidade com Daniel Vorcaro ou seus familiares.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/toffoli-se-declara-suspeito-por-foro-intimo-e-nao-votara-em-julgamento-sobre-moraes/


