Manifestantes saem às ruas pedindo “Justiça por Orelha”

Cão participa de protesto por justiça para o cachorro Orelha. Foto: Divulgação

A morte do cão Orelha, agredido a pauladas em uma praia de Florianópolis, provocou protestos e indignação em diferentes regiões do país. Na manhã deste domingo (1), uma multidão se reuniu em frente ao Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, para exigir justiça e cobrar punição aos responsáveis pelo crime.

O ato foi convocado por organizações de proteção animal e reuniu manifestantes com cartazes, faixas e animais de estimação. Para o Instituto Ampara Animal, um dos responsáveis pela mobilização, a presença nas ruas tem um significado político e simbólico. Em outros estados, como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, também foram registradas movimentações pedindo a punição dos responsáveis.

“Estar nas ruas também é uma forma de proteger os animais. É dizer, de forma coletiva, que maus-tratos não podem ser ignorados, normalizados ou esquecidos”, afirmou a entidade. “Orelha não foi o único, mas deveria ser o último”.

Orelha era um cachorro comunitário da Praia Brava, em Florianópolis. Ele morreu no dia 15 de janeiro após ter sido torturado. As investigações iniciais indicaram que o animal foi agredido por um grupo de quatro adolescentes, o que intensificou a repercussão nacional do caso.

Durante o andamento do inquérito, um dos adolescentes apresentou provas de que não estava presente no momento da agressão e deixou de ser considerado suspeito. Outros dois jovens, que haviam viajado para a Disney, nos Estados Unidos, retornaram ao Brasil na quinta-feira (29) e foram alvos de mandados de busca e apreensão.

Protesto na Avenida Paulista em apoio ao cão Orelha. Foto: Divulgação

A Polícia Civil também indiciou três familiares dos adolescentes investigados, entre eles um advogado e dois empresários, pelo crime de coação no curso do processo. Segundo as autoridades, eles teriam ameaçado o porteiro de um condomínio que presenciou a agressão contra o cão.

Na Avenida Paulista, os manifestantes pediram rigor nas investigações, punição aos envolvidos e responsabilização dos pais dos adolescentes. Parte dos participantes também defendeu mudanças na legislação, incluindo o debate sobre redução da maioridade penal em casos de violência extrema.

Cartazes exibidos durante o protesto traziam frases como “Justiça por Orelha”, “Chega de impunidade, não importa a idade”, “Diga não aos maus-tratos aos animais” e “Ninguém solta a pata de ninguém”. Muitos manifestantes levaram seus próprios animais para reforçar o caráter simbólico do ato.

Uma das mensagens mais repetidas questionava a viagem internacional feita por dois dos suspeitos após a morte do cão. “Quando um cachorro ataca, é sacrificado. Quando um adolescente mata, vai pra Disney?”, dizia um cartaz exibido por participantes do protesto.

Além de São Paulo, manifestações também ocorreram em Florianópolis. Na Beira-Mar Norte, moradores cobraram respostas das autoridades e exibiram cartazes com frases como “assassinos herdeiros da violência” e “dinheiro não limpa o sangue no chão”, ampliando a pressão pública por responsabilização no caso Orelha.

Confira os vídeos:

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/videos-manifestantes-saem-as-ruas-pedindo-justica-por-orelha/