Câmara de Parnamirim conquista Selo Diamante de Transparência pela 2ª vez

A Câmara Municipal de Parnamirim recebeu o Selo Nacional da Transparência Pública, em uma cerimônia promovida pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-RN), nesta sexta-feira 29. O evento aconteceu no auditório do TCE-RN, com a entrega do Selo Diamante de Qualidade em Transparência Pública, um reconhecimento concedido a instituições que atendem aos critérios estabelecidos no Programa Nacional de Transparência Pública da Atricon.

Para o presidente da Câmara, vereador Wolney França, o reconhecimento é sinal de “acessibilidade e clareza nas suas práticas de gestão e comunicação”. “Esse selo é um símbolo de prestígio que destaca a importância de manter a transparência como um valor central na administração. Para mim, como presidente, é um sinal de que nosso trabalho e nosso compromisso com a transparência e a ética na gestão estão sendo bem avaliados e reconhecidos”, disse. Essa é a segunda vez que a Casa recebe o prêmio na gestão do vereador, o primeiro aconteceu em 2022.

Wolney França ainda acrescentou que o prêmio é reflexo da atenção dada na Câmara dos Vereadores aos cidadão de Parnamirim, valorizando a comunicação clara e aberta. “O selo Diamante demonstra que a Câmara está atenta às expectativas dos cidadãos e se empenha para criar um ambiente de confiança, o que é essencial para a promoção da democracia”.

Sobre as iniciativas implementadas para alcançar o resultado de transparência, o presidente citou a contratação de uma assessoria de transparência e a promoção de capacitação dos servidores para garantir que a informação fosse gerada e compartilhada de forma eficiente e compreensível.
Com a intenção de manter o resultado, Wolney França garantiu que pretende dar continuidade no investimento de tecnologias e processos de governança que aumentem cada vez mais a acessibilidade da informação. “Planejamos expandir o uso de ferramentas interativas no site da Câmara e implantar novas metodologias para a prestação de contas à população. Além disso, vamos continuar incentivando a participação popular por meio de audiências públicas e consultas online”, explicou.

O presidente da Câmara ainda expressou que esse reconhecimento pode incentivar cada vez mais a população de Parnamirim a participar do processo legislativo. Segundo ele, “quando as pessoas veem que uma instituição é transparente e aberta a dialogar, elas tendem a confiar mais e se sentir mais motivadas a participar”.

“A transparência promove uma maior sensação de pertencimento e de cidadania ativa, porque os cidadãos percebem que suas opiniões e contribuições podem ter impacto real nas decisões da Câmara. Isso cria um ciclo positivo onde a população, ao perceber a abertura e responsabilidade da instituição, se sente mais encorajada a se envolver nas discussões e processos decisórios”, afirmou.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/camara-de-parnamirim-selo-diamante/