O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Romeu Aldigueri (PSB), declarou nesta quarta-feira, 22, que o senador Cid Gomes (PSB) deverá integrar a chapa majoritária da base governista nas eleições de outubro. Segundo o parlamentar, a participação de Cid é considerada certa, seja na disputa pela reeleição ao Senado ou compondo como vice-governador ao lado do atual chefe do Executivo estadual, Elmano de Freitas (PT).
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A declaração foi feita durante conversa com jornalistas e reforça a expectativa de lideranças governistas sobre o papel do senador no próximo pleito estadual. Aldigueri destacou a relevância política de Cid Gomes e afirmou que sua presença agregaria força à chapa.
Declarações sobre composição da chapa
De acordo com Romeu Aldigueri, embora Cid Gomes não dependa de mandato para exercer influência política, há um desejo coletivo de que ele participe diretamente da eleição. “O senador Cid não precisa estar em cargo público para fazer política, mas todos nós queremos. A população do Ceará quer e eu tenho certeza de que o senador Cid estará na chapa majoritária, seja para senador ou até vice-governador – que ele engrandece a chapa”, afirmou.
O deputado também ressaltou que Cid tem papel histórico na construção do grupo político que governa o Ceará há aproximadamente duas décadas. Segundo ele, o senador mantém atuação constante e relevante no cenário político estadual.
Chapa majoritária e disputa por espaços no Ceará
A definição da chapa majoritária ainda não está concluída. Atualmente, o cargo de vice-governador é ocupado por Jade Romero (PT), que recentemente deixou o MDB. Com essa mudança, a possibilidade de uma chapa exclusivamente petista é considerada improvável.
Outros partidos aliados, como PSD e Republicanos, têm buscado espaço na composição da chapa, indicando interesse em ocupar posições estratégicas, incluindo a vice-governadoria ou a candidatura ao Senado. O cenário segue em negociação entre as lideranças da base governista.
Durante a entrevista, Aldigueri também mencionou declarações públicas do ex-ministro e pré-candidato ao governo estadual Ciro Gomes (PSDB), irmão de Cid Gomes, ao comentar o rompimento político entre ambos.
Sem citar diretamente as falas de Ciro, o presidente da Assembleia criticou acusações de traição dentro do grupo político e defendeu a trajetória de Cid. “O senador Cid Gomes faz política com ‘P’ maiúsculo todo dia. É um estadista. Ele iniciou esse projeto, ele está do mesmo lado sempre. Tem gente que fala muito em traição, em facada. Quem fala que recebeu a facada foi quem deu a facada na governadora Izolda, no projeto de continuidade, na gestão positiva”, declarou, em referência à ex-governadora Izolda Cela.
Aldigueri acrescentou que a população já teria demonstrado posicionamento nas urnas e que a continuidade da gestão depende de trabalho administrativo e resultados concretos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Possível candidatura de Cid Gomes segue indefinida
Apesar das declarações de aliados, Cid Gomes tem afirmado reiteradamente que não pretende disputar cargos eletivos. Em diferentes ocasiões, o senador declarou que não deseja concorrer novamente, chegando a indicar o deputado federal Júnior Mano (PSB) como possível candidato ao Senado pela base governista.
No entanto, declarações recentes do próprio senador têm sido interpretadas como sinalizações de que a decisão ainda não está totalmente definida. Nos bastidores, lideranças políticas continuam defendendo sua participação direta na eleição.
Cid também comentou a possibilidade de estar em um palanque diferente do irmão, Ciro Gomes, que é pré-candidato ao governo estadual por uma ala da oposição. Segundo ele, as relações familiares não interferem nas alianças políticas.
“Conheço o Ciro e ele é incapaz de trair qualquer pessoa, mas política é política, família é família. Eu estou em uma aliança, que é uma aliança histórica, que vem desde a minha eleição para governador e, obviamente, votarei no governador Elmano”, afirmou o senador.
Ele ainda negou a hipótese de que o irmão pudesse retirar apoio de candidatos da oposição para apoiá-lo em uma eventual candidatura, reforçando a separação entre decisões políticas e relações pessoais.
O cenário permanece em aberto, com negociações em curso e expectativa de definição nos próximos meses, à medida que se aproxima o período eleitoral.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também:
Prazo para regularizar título de eleitor termina em 6 de maio; saiba o que fazer
Elmano fala em possibilidade de compor chapa com Luizianne para o Senado no Ceará
“Se for candidato a presidente, vai perder para o Lula”, diz Boulos sobre Ciro Gomes
Gabriella Aguiar pode disputar vaga como vice-governadora na chapa de Elmano
Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2026/04/22/cid-gomes-e-cotado-para-ser-vice-de-elmano-na-corrida-ao-governo-do-ceara-diz-aldigueri/


