Governo do RN reforça expansão da Uern com doação de imóvel para segunda sede em Assú

Na celebração dos 56 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), nesta sexta-feira 27 em Mossoró, a governadora Fátima Bezerra anunciou a doação de um terreno localizado no município de Assú para o fortalecimento do campus da Uern na região, onde será instalada a segunda sede da Universidade na cidade.

Segundo a governadora, em sua qualidade de chanceler da Instituição de ensino, o projeto de lei apresentado à Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte prevê a doação do imóvel para a ampliação dos cursos de graduação e pós-graduação, além de atividades de formação de professores e desenvolvimento de projetos tecnológicos e de pesquisa.

O documento destaca a necessidade de novos espaços físicos para atender às demandas dos cursos de Ciências Econômicas, Geografia, História, Letras e Pedagogia, assim como para os programas de mestrado e de preparação formativa de professores da educação básica.

Durante a solenidade, a governadora ressaltou a importância da Uern como uma peça chave no desenvolvimento regional e na promoção do ensino superior público de qualidade. “É um farol a nos iluminar, na defesa da liberdade, da democracia e da cidadania”, disse.

A criação de uma segunda sede em Assú integra uma série de ações do governo estadual para fortalecer e expandir a presença da Uern em todas as regiões do estado, promovendo o acesso ao ensino superior e incentivando o desenvolvimento local por meio da educação. O fortalecimento do campus de Assú é visto como um passo essencial para a consolidação da Universidade como um vetor de desenvolvimento social e econômico.

Com a aprovação esperada na Assembleia Legislativa, a expectativa é de que a nova sede da Uern em Assú possa, em breve, iniciar as obras de expansão e readequação do espaço, oferecendo melhores condições para alunos, professores e a comunidade acadêmica.

A governadora encerrou o discurso com um desejo de crescimento contínuo para a Uern: “Que venham muitos anos de crescimento e de vitória para a querida Uern.”

Solenidade de aniversário da Uern

Representantes da comunidade acadêmica, autoridades, homenageados, ex-reitores e da sociedade em geral foram recepcionados com o vídeo institucional “Saber que acolhe”, que contou com um poema do técnico-administrativo Ricardo Morais, e mostrou um pouco do que é a Uern e do seu poder transformador na vida de milhares de pessoas.

Em seguida, foi executado o hino nacional, interpretado pelo sanfoneiro Cláudio Araújo e a atriz e cantora Tony Silva.

Na ocasião, foi lançada a edição especial da revista comemorativa aos 56 anos da Uern. A publicação traz registros da história da Universidade, do seu processo de expansão pelo interior e das ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos seis campi da Instituição.

Também houve homenagem póstuma prestada a Padre Sátiro Cavalcante Dantas, que faleceu em novembro do ano passado. Com um legado que transcende a presença física, Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor da Uern, educador, sacerdote, foi um dos responsáveis pelo processo de estadualização da Uern e grande defensor da educação.

Durante a Assembleia, também foram homenageadas personalidades com relevantes serviços prestados à Universidade e à Educação, com a concessão de títulos honoríficos e a entrega da Medalha da Abolição, concedida pela Uern e Prefeitura de Mossoró.

Os títulos honoríficos foram entregues às seguintes personalidades: título de Doutor Honoris Causa concedido a Dorgival Dantas; Diploma de Mérito Administrativo entregue à servidora Mirthys Vidal; Título de Professor Emérito para a professora Marlúcia Cabral; e o título de Professor Honoris Causa foi concedido ao indígena Luiz Katu.

Já as medalhas da Abolição foram entregues ao ex-reitor Pedro Fernandes, reitoria entre 2013 a 2021; professor Laplace Rosado Coelho (in memoriam), reitor da Uern na década de 1980; e a Maria Zelândia da Silva, diretora administrativa do Colégio Sagrado Coração de Maria.

Fonte: https://agorarn.com.br/ultimas/governo-rn-uern-doacao-imovel-sede-assu/