Saiba o que é o infarto agudo do miocárdio, relacionando ao caso do ex-jogador de vôlei Tande

SAÚDE

De acordo com o Ministério da Saúde, o infarto é a principal causa de óbito no Brasil

16 de abril de 2024

Portal GCMAIS

O ex-jogador de vôlei Tande, de 54 anos, sofreu um infarto agudo do miocárdio e se encontra hospitalizado desde a última sexta-feira (12). Nas redes sociais, ele falou sobre o susto e afirmou que “98% de uma das minhas veias estava entupida”.

Saiba o que é o infarto agudo do miocárdio, relacionando ao caso do ex-jogador de vôlei Tande

Foto: reprodução/redes sociais

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Tande também contou que pratica atividades físicas, mas assumiu que descuidou da saúde nos últimos quatro anos e que não estava se alimentando tão bem. O ex-atleta ainda afirmou ter recebido vários sinais do infarto pelo corpo. “Tive vários sinais, falta de ar, palpitação, subindo aqui na mandíbula, dor de ouvido. Cuidem-se sempre. Papai do céu me deu uma chance”, ressaltou. Apesar do susto, ele informa que já deve conseguir retornar às atividades de rotina na próxima semana.

Infarto agudo do miocárdio

Conhecido popularmente como ataque cardíaco, o infarto agudo do miocárdio, é causado pela morte de células do coração, que param de receber o fluxo normal de sangue.

Os sinais relatados pelo ex-jogador de vôlei coincidem com os mais comuns apontados pelo Ministério da Saúde em casos de infarto do miocárdio:

  • Dor intensa e prolongada no peito, que pode irradiar para costas, rosto, braço esquerdo e, raramente, braço direito;
  • Sensação de aperto no peito e dificuldade de respirar;
  • Suor frio, palidez e temperatura gelada da pele;
  • Sensação de desmaio iminente.

A dor de ouvido descrito por Tande já é um sinal menos comum, mas que pode ocorrer como uma consequência da dor no peito. A principal causa do infarto é a aterosclerose, uma doença causada pela gordura que se acumula nas placas das artérias gerando obstrução.

Alem disso, outros fatores de risco para o quadro, de acordo com o Ministério da Saúde, são: tabagismo, sedentarismo, alimentação ruim, colesterol alto e estresse. Ressalta-se ainda que pessoas com diabetes e hipertensão têm de duas a quatro vezes mais chances de sofrer um infarto, segundo a pasta federal.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também | RB Bragantino vence o Santos por 1 a 0 pelo Campeonato Paulista

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.

Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2024/04/16/saiba-o-que-e-o-infarto-agudo-do-miocardio-relacionando-ao-caso-do-ex-jogador-de-volei-tande/