Belém e Pará – A programação oficial do Círio de Nazaré 2026 começa nesta terça-feira (6), em Belém, com uma série de atividades que marcam a abertura da 234ª edição da festividade. A programação tem início às 18h, com missa na Basílica Santuário de Nazaré, presidida pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Júlio Endi Akamine.
Após a celebração, por volta das 19h, a fachada da Basílica será iluminada, em um ato que marca oficialmente o início da Festividade Nazarena de 2026.

Show de abertura
A programação segue na Praça Santuário, onde, a partir das 19h30, será realizado o Bendito Encontro, show oficial de abertura do Círio.
O evento terá apresentações do Padre Cavalcante, Padre Omar, Ziza Fernandes, Felipe Alcântara, William Sanfona e Flavio Vitor. A direção musical é de Henrique Cirino.
Uma das novidades deste ano será a estreia do Coral da Casa de Cultura É Círio Outra Vez, formado a partir da oficina gratuita de canto coral conduzida pelo maestro Geremias Progênio durante as edições do projeto em 2026.
A entrada para o Bendito Encontro é gratuita. O público pode levar 1 kg de alimento ou material de limpeza para doação.
Criado em 2022, o evento reúne milhares de pessoas na Praça Santuário e se consolidou como uma das principais programações que antecedem as grandes procissões do Círio.
Concurso de Redação
Também às 19h30, a Casa de Plácido recebe a cerimônia de premiação do 32º Concurso de Redação do Círio.
Nesta edição, 103 estudantes do ensino médio participaram da disputa, sendo 30 da rede pública e 73 da rede privada. Os participantes são de escolas de Belém, Ananindeua, Marituba, Bujaru, Parauapebas e Abaetetuba.
O tema deste ano foi “Ser mãe é ministério”.
As vencedoras são:
- 1º lugar: Maria Eduarda Simões Penna, do Colégio Santa Catarina de Sena — notebook;
- 2º lugar: Rafaella Azancot Coimbra, do Colégio São Paulo — tablet;
- 3º lugar: Ana Laura Castro Mesquita Linhares, do Colégio Specificus — smartphone.
As professoras orientadoras das estudantes também receberão os mesmos prêmios correspondentes às colocações: Arlete Regina Gomes Santos, Helga Kadhyja Costa Dias e Karolini Sales da Silva.
Círio de Nazaré 2026
O Círio de Nazaré é realizado pela Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré e Diretoria da Festa de Nazaré, com patrocínio do Governo do Estado e da Prefeitura de Belém.
A festividade é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
Serviço
Abertura Oficial do Círio 2026
Data: 6 de outubro (terça-feira)
Missa: 18h
Local: Basílica Santuário de Nazaré
Bendito Encontro – show oficial de abertura
Horário: 19h30
Local: Praça Santuário de Nazaré
Entrada: gratuita
Doação: 1 kg de alimento ou material de limpeza
Premiação do 32º Concurso de Redação do Círio
Horário: 19h30
Local: Casa de Plácido
Fonte: https://diariodopara.com.br/cirio-de-nazare/cirio-de-nazare-2026-programacao-oficial-comeca-nesta-terca-feira-em-belem/


