Milhares de estudantes lotam a UFMG em ato pela reeleição de Lula

Caravana reuniu jovens, professores, sindicalistas e parlamentares em Belo Horizonte que defenderam intensificar a mobilização nas ruas e nas redes

Milhares de estudantes ocuparam o gramado da Reitoria da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (15), em um ato pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A mobilização reuniu jovens, professores, sindicalistas e parlamentares em uma grande demonstração de apoio à campanha de Lula na reta final do segundo turno.

Batizado de “Caravana Pra Fazer Acontecer”, o encontro foi organizado pelo grupo de juventude Revide, ligado ao movimento estudantil, sob o lema “A gente que decide”. Participaram a deputada federal eleita Ana Elisa (PT-MG), o deputado federal André Janones (Rede-MG), a deputada federal Duda Salabert (PSOL-MG), o deputado federal eleito Guilherme Cortez (PSOL-SP), a deputada estadual Iza Lourença (PSOL-MG) e a ex-deputada federal Áurea Carolina (PSOL-MG).

O ato teve como eixo a necessidade de ampliar a participação dos jovens na disputa presidencial, conquistar os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno e intensificar a campanha nas ruas e nas redes sociais.

ANA ELISA: ESTUDANTES PODEM MOBILIZAR AS FAMÍLIAS

A deputada federal eleita Ana Elisa, de 21 anos, afirmou que o primeiro turno serviu de alerta para a campanha e avaliou que parte do eleitorado está distante da política.

“A população também está muito desligada politicamente falando este ano”, declarou em entrevista ao jornal O Tempo.

A parlamentar também destacou o papel histórico do movimento estudantil na disputa dos rumos do país. “Mais uma vez, como foi nas Diretas Já, no golpe de 64, os estudantes mostrarão para os seus pais, para os seus familiares, o que estão tentando fazer com o Brasil”, afirmou.

Ana Elisa defendeu que a mobilização estudantil e a comunicação nas redes sociais contribuam para ampliar o apoio a Lula. “Há tempo para tudo, não há nada ganho e nós estamos aí para vencer e nós vamos virar”, declarou, conforme registrado pelo jornal.

JANONES CONVOCA MOBILIZAÇÃO DIGITAL

André Janones concentrou parte de sua intervenção na disputa pela comunicação digital e na mobilização de apoiadores por meio do canal Exército do Lula, criado por ele no WhatsApp.

 “O canal do Flávio Bolsonaro não precisou ser registrado. O nosso precisou”, afirmou.

Janones classificou as medidas contra o canal como uma tentativa de censura e declarou que, após as decisões judiciais, a iniciativa voltou a crescer rapidamente, aproximando-se de cinco milhões de integrantes, segundo sua avaliação.

No encontro com os estudantes, o desafio colocado para a militância foi ampliar a circulação de conteúdos de campanha e transformar o engajamento digital em participação efetiva na eleição.

GUILHERME CORTEZ PEDE REAÇÃO

O deputado federal eleito Guilherme Cortez, do PSOL de São Paulo, avaliou que a campanha precisa recuperar eleitores que apoiaram Lula em 2022, mas não compareceram para votar no primeiro turno desta eleição.

“Há um erro que já foi reconhecido por parte da nossa campanha, de que nós falhamos em conseguir motivar esse eleitor que esteve com a gente em 22 a sair para votar no primeiro turno”, afirmou em entrevista ao O Tempo.

Cortez defendeu a continuidade dos ajustes na estratégia eleitoral e a intensificação do trabalho até o encerramento da campanha.

“Eu acho que esses ajustes foram feitos e agora é manter essa tendência, intensificar ela, não desanimar até a reta final”, declarou.

O parlamentar também participou das críticas à família Bolsonaro e ao deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), apontados nas reportagens como alvos de intervenções durante a mobilização.

DUDA SALABERT DESTACA PARTICIPAÇÃO DOS JOVENS

A deputada federal Duda Salabert também participou do encontro e defendeu a continuidade da mobilização em espaços de formação e convivência, como as ruas e as escolas.

Segundo a cobertura da Rede 98, em sua intervenção, realizada no Dia dos Professores, Duda fez referência à escritora Clarice Lispector e ressaltou a importância da educação e da participação estudantil na política.

A parlamentar integrou o grupo de lideranças que se reuniu com os estudantes para fortalecer a campanha de Lula e ampliar a mobilização até o segundo turno.

Fonte: https://horadopovo.com.br/milhares-de-estudantes-lotam-a-ufmg-em-ato-pela-reeleicao-de-lula/