Chips de IA na China sobem até 50%

Fabricantes chinesas de chips de inteligência artificial (IA), incluindo Huawei Technologies e Cambricon, elevaram os preços de seus processadores de IA atuais e de próxima geração em até 50%, segundo três pessoas familiarizadas com o assunto. Os aumentos refletem o encarecimento da memória de alta largura de banda (high-bandwidth memory, ou HBM) no mercado chinês.

A alta nos preços ocorre em meio ao esforço do governo de Pequim para que empresas locais substituam os processadores da norte-americana Nvidia por alternativas domésticas, como explica a Reuters. Com os controles de exportação dos Estados Unidos limitando o acesso da China às versões mais avançadas dos chips da Nvidia, os fabricantes chineses passaram a ocupar parte de um mercado avaliado em US$ 50 bilhões.

As melhores notícias de tecnologia B2B

Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Alta dos chips Huawei

A Huawei elevou o preço indicativo do cartão acelerador Ascend 950DT para acima de 250 mil yuans (cerca de US$ 37.255), de acordo com duas das fontes. O aumento representa uma alta de 20% a 50% em relação aos valores cotados aos clientes dois meses antes, a depender das condições contratuais.

A Huawei afirma publicamente que o 950DT, seu chip de IA mais avançado, estará disponível no quarto trimestre de 2026. O produto é voltado principalmente para o desenvolvimento de modelos de IA e a geração de respostas; o modelo 950PR, por sua vez, processa solicitações de usuários antes de encaminhá-las ao modelo.

Os produtos de gerações anteriores da Huawei também ficaram mais caros. O Ascend 950PR, que era vendido por cerca de 60 mil yuans por unidade no início do ano, passou a custar mais de 80 mil yuans, alta de aproximadamente 30%. O Ascend 910C subiu de cerca de 90 mil yuans para mais de 110 mil yuans no mesmo período, segundo duas das fontes.

Cambricon e rivais menores

A Cambricon, com sede em Pequim, também reajustou o preço de seu chip de próxima geração, chamado provisoriamente de 690, em 20% a 30% acima dos valores indicados dois meses antes, conforme duas fontes, sem que um valor exato tenha sido fornecido. O chip ainda não foi lançado formalmente; o carro-chefe atual da empresa é o modelo 590.

As concorrentes menores MetaX e Iluvatar CoreX fizeram reajustes semelhantes, segundo as mesmas fontes. As quatro empresas não responderam a pedidos de comentário.

Escassez de HBM no centro do problema

O componente por trás dos aumentos é o HBM, memória composta por chips empilhados verticalmente que permitem aos processadores acessar grandes volumes de dados em alta velocidade. Trata-se de um insumo essencial para a computação de IA.

O mercado de HBM avançado é dominado pelas sul-coreanas SK Hynix e Samsung Electronics e pela norte-americana Micron Technology. Desde que os EUA apertaram os controles sobre exportações de determinados produtos HBM avançados para a China em dezembro de 2024, os fabricantes chineses passaram a recorrer cada vez mais a canais paralelos para garantir suprimento. Esse HBM costuma custar várias vezes mais do que o pago por compradores fora da China, disseram as fontes. Como a memória responde por grande parte do custo de produção de um acelerador de IA, os preços mais altos se transferem diretamente para os cartões finais.

Leia mais: Meta apresenta ao TSE plano contra desinformação nas Eleições 2026

A escassez está forçando fornecedores a redistribuir alocações. A Iluvatar CoreX dobrou seus embarques de unidades de processamento gráfico (GPU) para a ByteDance, desenvolvedora do TikTok, chegando a 100 mil unidades neste ano, de acordo com uma das fontes, à medida que as restrições de capacidade computacional se intensificaram. A empresa também redirecionou GPUs reservadas para uso interno para atender às necessidades da ByteDance. A ByteDance não respondeu a um pedido de comentário.

A Huawei é a maior fornecedora doméstica da ByteDance, seguida por Cambricon e Iluvatar CoreX, segundo as três fontes. As pessoas ouvidas pela reportagem pediram anonimato porque as negociações de preço não são públicas.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Fonte: https://itforum.com.br/noticias/chips-ia-china-precos/