Quando Marisa Reghini tinha 12 anos, o pai chegou em casa com um computador CP200. Naquele Brasil, em que um computador doméstico custava entre sete e dez salários mínimos, o patriarca da família economizou por alguns meses para comprá-lo. Bancário e curioso por natureza, fez um pequeno programa para mostrar à filha. Na tela, uma pergunta trivial sobre a família. Marisa ficou fascinada com a ideia de conversar com uma máquina.
Pouco depois, em Bauru, no estado de São Paulo, uma prima quis prestar o “vestibulinho” para um curso técnico de processamento de dados. O pai sugeriu que Marisa estudasse junto. Ela passou. Na primeira aula de lógica, a curiosidade pela tela virou certeza. “Naquele momento, entendi que queria estudar tecnologia.”
As melhores notícias de tecnologia B2B
Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada
No fim do curso, imprimiu cinquenta currículos e foi atrás de estágios pela região. Conseguiu trabalho numa escola de informática. O pai comemorou e profetizou: “Que bom que você conseguiu o estágio, mas você nunca mais vai parar de trabalhar”. Ele estava certo.
Para entrar em Sistemas de Informação na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marisa precisava de um cursinho que a família não podia pagar. Pai e filha foram negociar uma bolsa. “Garanto que vou passar”, disse ela. Conseguiu 50%. Estudava o dia inteiro e, à noite, lecionava informática. Sem carro, ela pegava um ônibus para retornar e encontrava o pai em um ponto parada, de onde caminhavam juntos para casa. Marisa passou.
No primeiro ano da faculdade, em 1998, o pai surgiu com outra ideia: o concurso para trabalhar no Banco do Brasil (BB). Ela resistiu. “Pai, não quero trabalhar em banco. Quero trabalhar com TI.” Para Marisa, banco era “agência e balcão”. Ainda assim fez a prova e, em 1999, aos 19 anos, foi chamada para Barra Bonita, a 80 quilômetros de Bauru. O salário não comportava o pedágio diário. Parte do trajeto feito pelo pai, passava entre canaviais e estradas de terra.
Leia mais: Especial IT Forum 35 anos: da videolocadora do pai à vice-presidência da Caixa
Duas semanas depois da posse, em um treinamento, uma instrutora mostrou o organograma do banco. De um lado, a diretoria de Tecnologia, em Brasília. Marisa se agarrou àquela informação. Voltou à Barra Bonita dizendo a clientes, colegas, ao guarda e a quem servia o café que um dia trabalharia lá.
O plano demoraria. Perto de concluir a faculdade, pegou um carro com um amigo e percorreu cerca de 900 quilômetros até Brasília sem conhecer ninguém na área. Na recepção do prédio, perguntaram com quem queria falar. “Com todas as pessoas”, respondeu de forma inocente. A primeira tentativa de ir à cidade satélite foi frustrada. Depois de outra agência em Bauru e de um processo seletivo em 2004, chegou à tecnologia do BB em 31 de janeiro de 2005. “Faria tudo de novo.
Em Brasília, segundo ela, a ambição nunca foi subir a ladeira corporativa. “O cargo era só uma consequência.” Vieram projetos, liderança e funções executivas. Vieram também o casamento e os filhos. Quando assumiu a primeira função de gestão, a filha tinha pouco mais de um ano e não havia avós por perto. O casal encontrou uma creche que funcionava das sete da manhã às sete da noite: o marido levava a menina; Marisa negociou sair a tempo de buscá-la. Quando o trânsito frustrava o plano, uma amiga entrava em cena. A conta nunca fechou perfeitamente. Recentemente, depois de passar oito dias fora do País, ouviu do filho de 11 anos que ele já tinha aprendido a lidar com a saudade. “Decidi ter essa profissão e ter essa vida.”
Ser mulher na tecnologia trouxe outro aprendizado. Ela lembra de reuniões com 17 homens, de ideias ignoradas até serem repetidas por um colega, de piadas sobre a sala ficar “mais cheirosa” quando entrava e de ocasiões em que pediram para ela fazer a ata apenas por ser mulher. Por muito tempo, diz ter criado um “escudo”. Hoje, abre espaço para outras mulheres e procura referenciá-las. Ao lado de colegas, criou o movimento Mulheres na TI, que já alcançou mais de 15 mil pessoas.
Quando veio o convite para ser vice-presidente, Marisa achava que participaria de uma conversa para sugerir nomes. Só entendeu quando ouviu de Tarciane Medeiros, presidente e primeira mulher a comandar o Banco do Brasil em 200 anos de instituição: “Gostaria que fosse você”. Ela não sentiu medo como esperava. Uma frase veio à mente: “Já que você vai viver isso, vai mudar a vida de uma mulher por dia.”
Marisa não conta a própria história como uma sequência inevitável de vitórias, mas um caminho percorrido entre canaviais, aviões, encontros e despedidas perpassados pela curiosidade e perseverança herdadas do pai, a força e resiliência da mãe e a certeza, repetida ainda jovem, de que um dia chegaria a Brasília.
Acesse aqui a revista comemorativa dos 35 anos do IT Forum.
Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!
Fonte: https://itforum.com.br/noticias/especial-it-forum-35-anos-marisa-reghini/


