Trend do “Clique Aqui“ usa recurso de acessibilidade para mensagens ocultas

Na manhã desta sexta-feira (29), uma nova trend ganhou as redes sociais, de forma que a timeline do X — antigo Twitter — de muitas pessoas foi completamente tomada por imagens de “Clique Aqui”.

Marcas, usuários anônimos e, até mesmo, famosos, começaram a compartilhar publicações que escondiam mensagens ocultas através de um recurso de acessibilidade disponibilizado pela plataforma.

Representado no canto esquerdo das imagens pelo selo “ALT”, o recurso foi criado para textos alternativos que descrevem a imagem, na intenção de auxiliar pessoas cegas, com baixa visão, ou que usam programas de leitura de texto.

Desta forma, o uso correto deveria contar com descrições detalhadas do que se pode ver na foto que foi compartilhada pelos usuários. No entanto, as pessoas encontraram uma “nova função” para o recurso.

Nas diversas publicações que ganharam as redes sociais, a imagem com fundo branco e uma seta indicando para clicar no selo foi usada para entregar uma mensagem oculta. 

Quem clicasse no recurso de acessibilidade poderia encontrar o conteúdo da postagem, sendo ele uma piada, uma promoção, uma informação ou até mesmo uma crítica a quem estava usando o selo de forma irresponsável.

Em uma dessas publicações, um usuário fez questão de lembrar a importância do recurso de acessibilidade. 

Usuário do X dá exemplo de como usar corretamente o recurso de acessibilidade / Reprodução/X

“Ele é feito para descrever as imagens, não pra fazer piadinha (pode fazer piadinha contanto que TAMBÉM descreva). Por exemplo, essa imagem mesmo: tela em branco, texto “clique aqui” no canto superior direito, seta apontando para o canto inferior esquerdo, onde, no cliente oficial do Twitter, fica a marcação clicável da ALT tag”, explicou.

“Eu escrevi um montão mas essa descrição pode ser simples. Tipo, se eu postasse meu gato Catarina, poderia ser ‘gato rajado e branco sentado’. Só isso, sabe? Não dá muito trabalho, sejam pessoas legais, não sejam tonhões, descrevam suas imagens e não usem o ALT (só) pra fazer piadinha nem pra (só) postar os créditos da foto pq não é pra isso que o recurso serve”, ainda alertou.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/trend-do-clique-aqui-usa-recurso-de-acessibilidade-para-mensagens-ocultas/