Na manhã desta sexta-feira (29), uma nova trend ganhou as redes sociais, de forma que a timeline do X — antigo Twitter — de muitas pessoas foi completamente tomada por imagens de “Clique Aqui”.
Marcas, usuários anônimos e, até mesmo, famosos, começaram a compartilhar publicações que escondiam mensagens ocultas através de um recurso de acessibilidade disponibilizado pela plataforma.
Representado no canto esquerdo das imagens pelo selo “ALT”, o recurso foi criado para textos alternativos que descrevem a imagem, na intenção de auxiliar pessoas cegas, com baixa visão, ou que usam programas de leitura de texto.
Desta forma, o uso correto deveria contar com descrições detalhadas do que se pode ver na foto que foi compartilhada pelos usuários. No entanto, as pessoas encontraram uma “nova função” para o recurso.
Nas diversas publicações que ganharam as redes sociais, a imagem com fundo branco e uma seta indicando para clicar no selo foi usada para entregar uma mensagem oculta.
Quem clicasse no recurso de acessibilidade poderia encontrar o conteúdo da postagem, sendo ele uma piada, uma promoção, uma informação ou até mesmo uma crítica a quem estava usando o selo de forma irresponsável.
Em uma dessas publicações, um usuário fez questão de lembrar a importância do recurso de acessibilidade.
“Ele é feito para descrever as imagens, não pra fazer piadinha (pode fazer piadinha contanto que TAMBÉM descreva). Por exemplo, essa imagem mesmo: tela em branco, texto “clique aqui” no canto superior direito, seta apontando para o canto inferior esquerdo, onde, no cliente oficial do Twitter, fica a marcação clicável da ALT tag”, explicou.
“Eu escrevi um montão mas essa descrição pode ser simples. Tipo, se eu postasse meu gato Catarina, poderia ser ‘gato rajado e branco sentado’. Só isso, sabe? Não dá muito trabalho, sejam pessoas legais, não sejam tonhões, descrevam suas imagens e não usem o ALT (só) pra fazer piadinha nem pra (só) postar os créditos da foto pq não é pra isso que o recurso serve”, ainda alertou.
— danieli (@choracuica) March 29, 2024
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Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/tecnologia/trend-do-clique-aqui-usa-recurso-de-acessibilidade-para-mensagens-ocultas/