Unicamp corta em 30% custos de TI na saúde após migrar para nuvem

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) reduziu em 30% os custos de infraestrutura de tecnologia da informação do sistema de gestão hospitalar após migrar para a nuvem da Amazon Web Services (AWS) com o suporte da dataRain, empresa brasileira especializada em computação em nuvem, dados e inteligência artificial. A migração envolveu o sistema Aplicativos de Gestão Hospitalar para Uso em Hospitais Universitários (AGHUse), que administra a rotina médica e administrativa da rede de saúde da universidade.

A rede atende cerca de sete milhões de pessoas na região de Campinas. A operação consolidada ao longo de um ano gerou não apenas economia financeira, mas também ganhos expressivos de produtividade e capacidade operacional para a equipe de TI da instituição.

As melhores notícias de tecnologia B2B

Acompanhe todas as novidades diretamente na sua caixa de entrada

Resultado da migração para nuvem

Além da redução de 30% nos custos globais com infraestrutura de TI, a plataforma passou a funcionar com metade dos servidores físicos que utilizava antes, mantendo o desempenho e ampliando em 40% a oferta de recursos para os usuários do sistema. O time de TI da Unicamp se tornou 60% mais produtivo na gestão do AGHUse em nuvem em comparação com o ambiente anterior, segundo a dataRain. Com integrações e automações serverless, a equipe ganhou velocidade para desenvolver e lançar novas funcionalidades.

Leia mais: 8 práticas de segurança em IA que empresas devem evitar, segundo a CrowdStrike

O diretor executivo de TI e Comunicação da Unicamp, Ricardo Dahab, diz: “trouxemos modernidade e a possibilidade de ter um sistema flexível, em que você paga pelo quanto usa. Hoje estamos entre metade e um terço do que tínhamos previsto. Esses saltos de qualidade em geral acontecem num horizonte maior. Aqui aconteceram em um ano”.

Força-tarefa tripartite

A transição foi executada por uma equipe formada por especialistas da dataRain Consulting, da AWS e pela equipe técnica e funcional da própria Unicamp. Essa composição permitiu que o ambiente de homologação e testes fosse liberado em poucas semanas, acelerando a validação das aplicações e capacitando os profissionais da universidade para assumir a gestão direta do novo ambiente digital.

O diretor-presidente da dataRain, Wagner Andrade, afirma: “quando atuamos no setor público, velocidade de implantação e transferência de conhecimento caminham lado a lado. Liberar o ambiente de testes em poucas semanas não apenas encurtou o cronograma do projeto, mas garantiu autonomia e total confiança para que a equipe técnica da universidade assumisse o controle da nova infraestrutura em nuvem”.

Para Andrade, a experiência com a Unicamp demonstra a viabilidade de projetos complexos de migração no setor público com retorno financeiro no curto prazo. “O projeto com a Unicamp mostra como a engenharia de dados e nuvem consegue simplificar operações de alta densidade técnica no setor público e gerar economia real para a instituição”, diz o executivo.

Siga o IT Forum no LinkedIn e fique por dentro de todas as notícias!

Fonte: https://itforum.com.br/noticias/unicamp-corta-em-30-custos-de-ti-na-saude/