Produtoras de videogame são alvo de reclamação por vício em jogadores

As produtoras de videogames Epic Games, Electronic Arts, Roblox e quatro outras foram alvo de uma reclamação de consumidores da União Europeia nesta quinta-feira, que as acusam de enganarem os jogadores para que gastem dinheiro em seus jogos.

O processo foi aberto em meio a preocupações crescentes sobre o fato das crianças se tornarem viciadas em videogames, com alguns pais alegando que as produtoras projetaram intencionalmente games para gerar vício entre os jogadores.

A Organização Europeia de Consumidores (BEUC) e 22 de seus membros em toda a Europa, incluindo França, Alemanha, Itália e Espanha, apresentaram uma queixa na quinta-feira à Comissão Europeia e à Rede Europeia de Autoridades de Consumo.

“Os membros do BEUC identificaram vários casos em que os jogadores são induzidos a gastar dinheiro. Os reguladores devem agir, deixando claro que, embora o mundo dos jogos seja virtual, ele ainda precisa obedecer às regras do mundo real”, disse o diretor geral do BEUC, Agustin Reyna, em um comunicado.

“Hoje, as moedas premium dos jogos estão enganando propositalmente os consumidores e prejudicando muito as crianças. As empresas estão bem cientes da vulnerabilidade das crianças e usam truques para atrair os consumidores mais jovens para que gastem mais”, disse ele.

A reclamação também tem como alvo Activision Blizzard, Mojang Studios, Supercell e Ubisoft.

As associações disseram estar preocupadas com o fato de os consumidores, especialmente as crianças, não conseguirem ver o custo real dos itens digitais, o que as leva a gastarem demais, e com o fato de os consumidores frequentemente terem seus direitos negados ao usarem moedas premium nos jogos.

A Video Games Europe, cujos membros incluem Epic Games, Roblox, Activision Blizzard, Electronic Arts, Supercell e Ubisoft, disse que a compra de moedas de jogos é uma prática bem estabelecida e bem compreendida pelos jogadores.

“Nossos membros sempre respeitam as leis europeias do consumidor na forma como oferecem essas compras”, disse o grupo de lobby em um comunicado.

“O Código de Conduta PEGI exige que os desenvolvedores garantam que o custo no mundo real seja claro e inequívoco no ponto de compra da moeda do jogo”, disse, referindo-se ao código Pan-European Game Information.

A Roblox se referiu à declaração da Video Games Europe. As outras empresas não se manifestaram.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/produtoras-de-videogame-sao-alvo-de-reclamacao-por-vicio-em-jogadores/