Um voo com 96 brasileiros deportados dos Estados Unidos (EUA) desembarcou em Fortaleza na manhã desta sexta-feira (11). A aeronave, proveniente de centros de detenção nos EUA, pousou no Aeroporto Internacional Pinto Martins, dando sequência ao processo de repatriação de imigrantes em situação irregular.
Após desembarcar, um dos deportados foi preso pela Polícia Federal (PF), para que seja cumprido um mandado de prisão em aberto contra ele. O mandado em questão diz respeito a crime de roubo, tendo sido expedido no estado do Paraná.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A ação faz parte de um acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, que prevê o retorno de brasileiros que não possuem documentação legal para permanecer em território americano ou que cometeram crimes. As deportações de brasileiros dos EUA, apesar de já acontecer há vários anos, tem estado no centro do debate público em 2025, após a posse do presidente norte-americano Donald Trump, que tem intensificado essas ações e endurecido políticas de imigração.
96 brasileiros deportados dos EUA chegam em Fortaleza; um deles foi preso ao desembarcar
Ver essa foto no Instagram
O grupo transportado nesta sexta-feira (11) é o sexto grupo de brasileiros deportados desde o início do mandato de Trump. Desses, os últimos cinco têm aterrissado primeiro em Fortaleza, com os passageiros sendo então enviados a diferentes destinos em seguida.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Em um dos voos anteriores registrados em 2025, o uso de algemas para conter os deportados gerou repercussão negativa no território brasileiro, provocando um mal-estar diplomático, levando o Itamaraty a solicitar explicações formais ao governo dos EUA.
Leia também | Golpe: mulher é presa por “comprar” celulares com falso comprovante de pagamento no Ceará
Fonte: https://gcmais.com.br/noticias/2025/04/11/96-brasileiros-deportados-dos-eua-chegam-em-fortaleza-um-deles-foi-preso-ao-desembarcar/